No Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, o presidente do Comitê de Avaliação do Pacto Nacional pela Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa, conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Edson Ferrari lançou o Portal do Pacto Nacional pela Primeira Infância.
O Portal se destaca como uma ferramenta tecnológica única no país a reunir dados de todos os estados e municípios, contendo dez dos principais indicadores sociais sobre a primeira infância, compreendida de zero a seis anos de idade.
Os dados são compilados de fontes oficiais e mostrados de forma intuitiva e de fácil compreensão através de painéis que disponibilizam mapas, permitindo a aplicação de filtros por estado e município.
O mecanismo será usado para a disseminação de dados às entidades signatárias do Pacto e como subsídio às ações em andamento ou em fase de planejamento de novas políticas para o setor.
A apresentação foi realizada pelo presidente do Comitê Técnico, Edson Ferrari (TCE-GO) em sua participação no Painel 10, que tratou sobre os “Avanços e Estratégias desenvolvidas por Signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância”.
Em Brasília, o presidente Edson Ferrari expôs aos espectadores do seminário que pelo Portal é possível observar a aflitiva situação de cerca de 1,8 milhão de crianças em vulnerabilidade no Brasil, bem como uma grande desigualdade social, principalmente entre as regiões.
A coleta dos dados é feita junto a fontes oficiais, como o Datasus, Inep Ministérios e IBGE, dentre outras.
Também constam no Portal rankings dos estados e dos municípios dos indicadores já disponíveis.
Outros critérios avaliativos serão gradativamente acrescentados à ferramenta, que passará por atualizações sistemáticas.
Dentre os indicadores estão informações sobre à mortalidade materna, baixo peso ao nascer, mortalidade na infância, esgotamento sanitário, cobertura das equipes de Saúde da Família, consultas pré-natal, partos cesáreos, mortalidade infantil, imunizações e crianças em creches.
Confira o Portal do Pacto Nacional pela Primeira Infância.
Com informações do TCE-GO
Imagens CNJ.