Presidente de Comitê Técnico do IRB cumpre agenda em Brasília para articulação do Levantamento Nacionalizado dos Planos de Carreira da Educação Básica

Equipe Instituto Rui Barbosa

Nessa quarta-feira (26/02), o Presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Conselheiro Rodrigo Coelho, cumpriu uma série de agendas institucionais em Brasília-DF que tiveram como objetivo divulgar e sensibilizar autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo Federal e do Sistema de Controle Externo sobre o Levantamento Nacionalizado dos Planos de Carreira da Educação Básica, a ser conduzido em 2025.

A iniciativa tem como objetivo mapear e sistematizar os planos de carreira dos profissionais da educação básica nos municípios, estados e União, criando uma base de dados nacional que subsidiará Políticas Públicas voltadas à valorização do magistério.

No Congresso Nacional, Rodrigo Coelho visitou o Senador da República, Cid Gomes (PSB-CE), e a Deputada Federal, Socorro Neri (PP-AC), Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação. Aos Parlamentares, o Presidente do CTE/IRB apresentou o Levantamento e ressaltou a importância da articulação interinstitucional para fortalecer a governança educacional em todo o país. A Deputada destacou que a iniciativa servirá para embasar Políticas Públicas que promovam a valorização dos profissionais da educação.

Na oportunidade, o Senador Cid Gomes foi convidado para proferir a palestra magna na abertura do VII Simpósio Nacional de Educação (SINED), que ocorrerá de 16 a 18 de setembro, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). O evento reunirá especialistas, gestores públicos e órgãos de controle para debater os desafios e perspectivas da educação nacional.

Em vista ao Ministério da Educação (MEC), o Conselheiro Rodrigo Coelho foi recepcionado pelo Secretário Executivo da Pasta, Leonardo Barchini, onde reforçou a relevância da cooperação entre as instituições e como a integração dos dados coletados no Levantamento e o seu uso estratégico podem contribuir na eficiência das políticas educacionais.

A agenda do Presidente do CTE/IRB encerrou na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) para articular a participação da Corte nas ações relativas ao Levantamento.