Presidente do IRB participa de reunião com o Ministro do Tribunal de Contas da União, Jonathan de Jesus

Equipe Instituto Rui Barbosa

Na manhã desta terça-feira (25), em cumprimento de agenda institucional, o Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, reuniu-se com o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jonathan de Jesus, na sede da Corte de Contas Federal, em Brasília-DF.

Durante a reunião, foi apresentado ao Ministro as ações desenvolvidas pelo IRB para o fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas e aprimoramento do Controle Externo, alinhando-o às modernas práticas que são desenvolvidas e consolidadas internacionalmente.

Foi dado destaque, também, ao trabalho desenvolvido pelos 19 Comitês Técnicos que integram a estrutura do IRB, os quais têm contribuído com o amplo debate técnico acerca das políticas públicas nacionais nas mais diversas áreas.

A produção de obras técnico-científicas, realização de eventos, bem como a promoção de espaços para o intercâmbio de conhecimentos, a exemplo do Curso de Estudos Avançados, onde os Conselheiros dos Tribunais de Contas debatem os grandes desafios nacionais contemporâneos em temas relevantes, que vão além do Controle Externo stricto sensu, com a participação de personalidades de referência nacional e internacional.

Na oportunidade, o Conselheiro Edilberto Pontes convidou o Ministro a participar do próximo encontro dos Estudos Avançados, que será realizado no dia 28 de abril, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Contas do Tribunal de Contas da União.

No encontro, foi enaltecida a atuação do Presidente do TCU, Ministro Bruno Dantas, no estreitamento da relação entre as entidades, na promoção de ações técnico-científicas, colaboração logística e compartilhamento de informações.

Além do Presidente do IRB, estiveram presentes na reunião com o Ministro Jonathan de Jesus, os Conselheiros: José Brito Bezerra, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR); e Edilson de Sousa e Silva, Vice-Presidente Executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

O Vice-Presidente Executivo da Atricon, Conselheiro Edilson de Sousa, discorreu sobre o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), que tem como um de seus produtos o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), e sobre o Programa Nacional de Transparência Pública.

Edilberto Pontes pontou que a audiência conjunta entre IRB, Atricon e TCU demonstra a necessária integração entre as instituições para o fortalecimento do Controle Externo.

Ao final da reunião, o Ministro Jonathan de Jesus foi presenteado, pelo Conselheiro Edilberto Pontes, com exemplares das obras: Os Tribunais de Contas, a Pandemia e o Futuro do Controle; Revista Técnica dos Tribunais de Contas; e IRB Rumo aos 50 anos, que descreve a trajetória história do Instituto.