Foi realizada nessa quinta-feira (17), durante a programação do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC), na cidade do Rio de Janeiro-RJ, a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
A reunião foi conduzida pelo Presidente do CNPTC, Conselheiro Joaquim de Castro Neto, que também preside o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), além do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas, do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Além dos presidentes das Cortes de Contas brasileiras, participaram da reunião, os Presidentes: em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Bruno Dantas; do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes; da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Cezar Miola; do Tribunal de Contas da Província de Corrientes (Argentina), Laura C. Vischi; e do Tribunal de Contas de Formosa (Paraguai), Myriam Radnzani.
CNPTC – Gestão 2023/2024
Durante a reunião, o Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), Luiz Antonio Guaraná, foi eleito, por aclamação, para presidir o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) no biênio 2023/2024. Integrarão, também, a nova gestão da entidade o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Conselheiro Rodrigo Chaumon, na condição de Vice-Presidente; e como Secretário-Geral do CNPTC, o Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Michel Houat Harb.