Solenidade de posse conjunta das Mesas Diretoras da AMPCON e do CNPGC é prestigiada pelo Presidente do IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, participou, nesta quarta-feira (19/02), da solenidade de posse conjunta das novas Mesas Diretoras da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). O evento ocorreu no Auditório Ministro Pereira Lira, no Edifício Sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF.

Na cerimônia, foram empossados o novo Presidente da AMPCON para o biênio 2025/2026, Marcílio Barenco Corrêa de Mello, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), e a Presidente do CNPGC, Cristina Machado, Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), reeleita para o exercício de 2025.

O Conselheiro Edilberto Pontes integrou o dispositivo de honra do evento ao lado dos empossados e de autoridades convidadas para o momento, como o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Vital do Rêgo, além dos Presidentes das entidades representativas do Sistema de Controle Externo brasileiro. O Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio, também esteve prestigiando o momento.

Em seu discurso, o Presidente do IRB destacou a relevância do Ministério Público de Contas para a transparência e a efetividade do controle externo. “Destaco importância do Ministério Público de Contas, porque eu sou um grande admirador desses órgãos, pois eles possuem um papel extremamente relevante, como um dos órgãos mais importantes da República, porque eles fortalecem a transparência, fortalecem o sistema de pesos e contrapesos, a desconcentração de Poder, então é muito importante ter uma instituição altiva e que aumenta a densidade das decisões dos Tribunais de Contas”, afirmou.

O Conselheiro também ressaltou a qualificação técnica do corpo de Procuradores de Contas. “A qualidade técnica profissional dos Procuradores de Contas é muito elevada, pois eles passam por um concurso público muito competitivos, com poucas vagas, onde são aprovados profissionais extremamente qualificados que ingressam nos Tribunais de Contas, e contribuem diretamente para a efetividade desses órgãos”, disse.]

 

Por fim, Edilberto Pontes reafirmou o compromisso do Instituto Rui Barbosa com o Ministério Público de Contas e a colaboração na qualificação dos servidores dos Tribunais de Contas brasileiros. “O IRB está ao lado de vocês, e tem nos Procuradores de Contas importantes aliados na promoção do desenvolvimento técnico profissional dos servidores dos Tribunais de Contas e no aperfeiçoamento do controle externo brasileiro”, concluiu.

A solenidade de posse pode ser assistida na íntegra, por meio do canal do TCU, no YouTube. Clique AQUI.