XI Encontro Técnico e II Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas.

Equipe Instituto Rui Barbosa

Acontece nesta quinta e sexta, dias 02 e 03/09,  o  XI Encontro Técnico e lI Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas.  O Encontro, já consolidado na agenda do Controle Externo, é evento realizado pelo Comitê de Gestão de Pessoas do IRB, sediado pelo TCU, com apoio da ATRICON e CNPTC.

 

Na abertura, a Min. Ana Arraes destacou o impacto da pandemia em várias áreas, inclusive no setor de gestão de pessoas. Destacando a importância da programação,refletiu a necessidade de mudanças nas relações pessoais e nas relações de trabalho, com uso intensivo da tecnologia, trabalho remoto, busca da produtividade e com foco no bem estar.

 

Representando a Presidência do IRB, Presidência do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB e o CNPTC,Cons. Joaquim Castro Alves (TCMGO), após cumprimentar as autoridades presentes na solenidade de abertura e servidores dos Tribunais, agradeceu a confiança e aos membros do Comitê de Gestão de Pessoas nos trabalhos realizados, inclusive a construção das Diretrizes Nacionais do Teletrabalho nos Tribunais de Contas e a organização do Encontro de Gestão de Pessoas.

Representando a ATRICON, o Cons. Cezar Miola, saudou a todos e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo IRB na área de gestão de pessoas. Lembrou da época em que atuou como Procurador Geral de Contas do TCERS discutiu diretrizes de gestão de pessoas para valorização dos servidores, destacou a importância das pessoas na execução das atribuições das Cortes de Contas, sendo elas o maior ativo dos Tribunais.

Na sequência, Adriano Cesar Amorim, Secretário Geral da Presidência do TCU,cumprimentando a todos, lembrou que participou dos primeiros encontros de gestão de pessoas e parabenizou a continuidade da Rede de Gestão de Pessoas e dos Encontros. Ressaltou que o momento atual torna oportuno o tema do evento ante os desafios que enfrentamos em tempos de pandemia.

Após a solenidade de abertura, foi dado início à apresentação da Palestra Magna.

Acesse AQUI  a íntegra do evento e da palestra do XI Encontro Técnico e lI Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil

Após a solenidade de abertura do “XI Encontro de Gestão de Pessoas”, na parte da manhã, o Diretor Gestão Estratégia de Pessoas do TCU André Anderson fez uma breve apresentação do evento.

A seguir, a palestra de abertura “Conexões humanas em tempos digitais” foi brilhantemente ministrada pela atriz Denise Fraga, que discorreu sobre algo muito precioso nos tempos digitais: a urgência da presença plena e da convivência, do exercício da escuta e empatia, do movimento em direção ao outro, esse outro único que nos reverbera e que nos diz quem realmente somos neste ciclone de desumanização.

 

No final da manhã a coordenadora do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, Adriana Loro do TCEPR mediou as apresentações das servidoras Marta Lemos Correia D’Amorim – TCEBA e Larissa Gomes Lourenço Cunha do TCERO, sobre as diretrizes de teletrabalho para os Tribunais de Contas e a Trajetória Profissional de Gestão de Pessoas.


A programação desse dia, 2 de setembro de 2021, na parte da tarde, contou com a palestra da Officeles sobre “A nova Arquitetura e Cultura Organizacional da equipe Officeles” e, a seguir, a palestra sobre a experiência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC – na aplicação de modelos de teletrabalho.

No dia 3 de setembro de 2021, no período da manhã, a programação foi abrilhantada com a professora Solange de Castro que desenvolveu o seguinte tema: “Motivação e Engajamento– O que a neurociência e a boa prática nos ensinam?”. Em seguida, ainda durante a manhã, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE-RO – apresentou sua experiência sobre Gestão de Desempenho. No final da manhã, People Government Lob da Universidade de Oxford apresentou uma visão global das organizações que adotaram o Teletrabalho.

09h às 12h15 – link -Assista no link abaixo 

https://youtu.be/EthlO02dv50

No período da tarde, a Diretora de Comunicação do TCU, Simone Bicalho, apresentará o tema: “Liderança Comunicadora – Como transformar o gestor na principal ferramenta de comunicação da organização”.

Acompanhe em: https://youtu.be/rvbS9KCmi-g

Para o encerramento do evento, será feita uma “Roda de Conversa” restrita a servidores da área de Gestão de Pessoas.