Para você não perder nada, preparamos um resumo do que aconteceu na semana do IRB:

 

Hot Site para cooperação dos TCs na força tarefa da INTOSAI

Como vocês sabem, as redes das Escolas e de Gestão de Pessoas foram convidadas para cooperar, indiretamente, com o TCU na força tarefa da INTOSAI para a criação da norma de competências profissionais.

Assim, o IRB reuniu um grupo focal de representantes dos TCs para ajudar a traduzir os documentos da INTOSAI e comentá-los, cooperando assim com o TCU na representação do BRASIL na entidade internacional. Participam deste grupo: Bruno Ceratti (TCDF), Francisco Regis Ximenes (TCERO), Gilson Garcia (TCMSP), Marta D`Amorim (TCEBA), Neigmárcia (TCEMG), Vivianéli Prestes (TCEPR), Crislayne Cavalcante (IRB) e Paula Gabardo (IRB).

Acesse aqui o site com as informações sobre esta ação de cooperação.

 

Reunião do Comitê de Normas de Auditoria

Após consulta pública sobre a tradução das normas INTOSAI P-50 e GUID 9020, o Comitê de Normas de Auditoria se reuniu no dia 29 de junho para dar andamento na finalização o texto final das normas que se incorporarão à estrutura das NBASPs.

Neste momento, o Comitê está trabalhando na verificação da relação entre a LINDB, Lei de Abuso de Autoridade aos princípios da INTOSAI P-50.

Em breve teremos novidades nas NBASPs.

 

Comitê de Aperfeiçoamento Profissional debate o diagnóstico das Escolas de Contas

o Comitê de Aperfeiçoamento Profissional se reuniu nesta terça (30) para fechar o formato do relatório de atualização do diagnóstico das Escolas.

Após as Escolas responderem a um questionário, o relatório final apresentará a situação atual da estrutura das Escolas, a quantidade de cursos realizados, a forma de vinculação e autonomia que possuem, bem como questões chaves para uma melhoria de trabalho em rede.

 

Série de Lives do Instituto Rui Barbosa e Pironti Advogados 

Essa semana ocorreu algumas das lives da série, que contaram com exposições dos Vice Presidentes do IRB e mediação da Pironti Advogados em conversas sobre temas relevantes ao Controle Externo e atuação do IRB.

O objetivo das lives é abrir o diálogo entre o Controle Externo e a sociedade. E a repercussão dos eventos tem sido ótima para divulgar as ações do Controle Externo do século XXI.

Até o dia 03 de julho já foram realizadas 3 lives, com ótima repercussão. O IRB preparou matérias sobre o que foi discutidos em cada uma delas. Acesse abaixo:

“Avaliação de Políticas Públicas” (30.06) – com o Vice Presidente de Relações Institucionais do IRB, Cons. Sebastião Helvécio e Mirella Miró Zillioto.

“Auditoria Financeira” (01.07) – com o Cons. Inaldo da Paixão, Vice Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB e Caroline Rodrigues da Silva.

“Governança nos TCs e NBASP 1” (03.07) – com o Vice Presidente de Desenvolvimento Institucional do IRB, Cons. Erico Xavier (TCEAM) e o Prof. Rodrigo Pironti.

Mais lives estão programadas. Confira abaixo:

Série de Lives

 

Edição Regional do FNA – Tardes do Conhecimento (TCMSP)

O TCMSP realizou nesta terça (30) mais uma edição do evento Tardes do Conhecimento que vem trabalhando e capacitando sobre temas relativos à auditoria.

Tardes de Conhecimento
Confira a íntegra do evento na videoteca do IRB e no YouTube da Escola de Gestão do TCMSP.

Nesta terceira edição, o evento tratou sobre Avaliação de Sistemas de Controles Internos e Prevenção à Corrupção, apresentado por Leonardo Castro, auditor de controle externo do TCMSP, e, Elaboração de papéis de trabalho, apresentado por Jorge de Carvalho, também auditor de controle externo do TCMSP.

 

Avanços na plataforma Juristc

Visando ao aperfeiçoamento das estruturas de jurisprudência dos Tribunais de Contas e a adequada divulgação das decisões desde 2012 os Tribunais de Contas vêm se reunindo e trocando experiências que estão reunidas no site JURISTCs.

Neste ano, o site migrou para o domínio do IRB (acesse aqui) e agora avança para tornar automática a busca das jurisprudências em todas as Cortes de Contas do Brasil.

O Tribunal que queira automatizar a divulgação de suas decisões neste site deve entrar em contato pelo email: teotonio.santana@tcm.ba.gov.br , responsável pelo webservice de jurisprudência e membro do Comitê de Jurisprudência do IRB.

 

Live: Contas Públicas São da Nossa Conta com o Presidente do IRB

A reinvenção das Escolas de Contas na pandemia foi o tema da edição do “Contas Públicas são da Nossa Conta”, evento realizado pela AUDICON – Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas.

Com a proposta de ser um evento sobre contas públicas, porém com ambiente aberto de debate a outros setores da sociedade, o evento busca ampliar o interesse o envolvimento do cidadão brasileiro com os processos de contas públicas no Brasil.

Nesta quinta (2), o tema central foi sobre a função pedagógica dos Tribunais de Contas. Participaram dos debates o Presidente do IRB, Cons. Ivan Lelis Bonilha, o Diretor da Escola de Contas do TCEMT, Cons. Luiz Henrique Lima, e, o Diretor do Instituto Serzedello Correia/ ISC-TCU, o auditor de controle externo Fabio Granja.

O IRB preparou uma matéria sobre o evento. Acesse aqui.

A íntegra do evento pode ser acessada abaixo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima