Aconteceu

Presidentes dos Tribunais de Contas tomam posse em cerimônias virtuais

Durante a semana, diversos Tribunais de Contas brasileiros celebraram as posses dos presidentes eleitos, e contaram com a participação e homenagem da Presidência do IRB. Dos 33 Tribunais de Contas Brasileiros, 15 tiveram mudança na gestão com a posse de novos Presidentes Eleitos. Confira alguns deles:

  • 01/02: Posse do reeleito presidente do TCE-SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, o vice-presidente, conselheiro Herneus De Nadal e o Corregedor-Geral, conselheiro José Nei Ascari. Na ocasião, o Presidente do IRB Ivan Bonilha homenageou o presidente do TCE-SC pela liderança no uso de inovações e incentivo ao uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar o controle externo (Saiba mais aqui.)
  • 01/02: Posse da nova Presidente do TCE-SP, conselheira Cristiana de Castro Moraes. O presidente do IRB, Conselheiro Ivan Bonilha, participou do evento.
  • 03/02: Posse do novo presidente do TCE-TO, conselheiro Napoleão de Souza Cruz Sobrinho para o biênio 2021/2022. Na ocasião, o Conselheiro e Vice Presidente do IRB, Sebastião Helvecio, representou o IRB. Saiba mais aqui.

Palestra da Google sobre segurança de informação para o Comitê de TI

No primeiro dia do mês de fevereiro, os membros do Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos TCs do IRB se reuniram para o 1ª encontro do ano. A Reunião contou com a Palestra da Google “Como tornar o ambiente Google mais seguro?”

O Comitê, antenado com as recentes ameaças às informações de servidores de algumas instituições nacionais, se mobilizou para promover ações na área de segurança, a fim de melhor orientar e apoiar todos os Tribunais de Contas quanto a segurança.

Reunião Extraordinária CTCONF

Aconteceu nesta segunda (01) a reunião extraordinária da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF). A pauta da reunião foi “fonte de recursos”, um tema de extrema relevância na ótica das finanças públicas. O IRB já tratou da importância da padronização das fontes na contabilidade pública na seguinte matéria:

Importância da padronização das fontes na contabilidade pública

O IRB e a ATRICON foram representados na reunião pelo Cons. Sebastião Helvécio, Vice Presidente de Relações Institucionais do IRB, e Josedilton Diniz, auditor de Controle externo do TCEPB, respectivamente.

Após um alinhamento técnico sobre as questões que seriam votadas, feito pelo Grupo de Alinhamento Técnico (saiba mais sobre o grupo aqui), o voto das entidades foi alinhado para aprovar a proposta, mas com ressalvas.

Membros do grupo de alinhamento concordam que a padronização entre todos os entes federados é desejável e necessária, e beneficiará não só as organizações de controle mas também os órgãos executores dos orçamentos públicos. Nesse processo, que deverá ser gradual a depender de cada Tribunal de Contas, o IRB e a Atricon desempenharão importante papel de indutores e apoiadores.

Parceria IRB – London School of Economic/MBA PPP anunciam cronograma de eventos

A parceria IRB/LSE/FESPSP/MBAPPP, que promoveu em 2020 a trilha de conhecimento “PPP WAR ROOM – Controle Externo”, anunciou o cronograma de atividades para 2021 cheio de novidades! Confira (algumas informações a confirmar):

  • 29/03/21 – 19:00 – Online – TV PPP – Controle Externo – 1ª Edição: Programa de Entrevista com um auditor experiente sobre fiscalização de contratos de PPP
  • 23/04/21 – PPP Lab: oficina prática para análise e tomada de decisões baseado em estudos de caso e debate de estratégias de planejamento e execução de uma fiscalização de PPP.
  • Semana de 14 a 18/06/21 – Grande evento sobre Controle Externo em PPPs e concessões: com painéis sobre a aplicação das NBASPs nas fiscalizações de PPPs, a importância do MMDTC, painéis temáticos sobre PPPs de ILUMINAÇÃO PÚBLICA, RESÍDUOS SÓLIDOS, SANEAMENTO, RODOVIAS, TRANSPORTE PÚBLICO. (formato e horários a confirmar). Haverá também a 2ª Edição da TV PPP – Controle Externo.
  • 20/09/21 – 19:00 – TV PPP Controle Externo – 3ª Edição
  • 15/10/21 – 14:00 às 16:00 – PPP Lab II: Estudo de caso de fiscalização de PPP de Iluminação Pública
  • 11/21 – TV PPP Controle Externo – 4ª Edição

Reserve as datas!

Live discute Cenários do Controle Externo para 2021

Na quinta (04) aconteceu mais uma live da campanha “Contas Públicas São da Nossa Conta”, que visam ampliar o interesse e o envolvimento do cidadão brasileiro com os processos de contas públicas no Brasil, e consequentemente, fortalecer o controle social.

Nessa edição, que contou com a participação do Presidente do IRB, Conselheiro Ivan Bonilha, o tema foi “Controle Externo – Cenários para 2021”, em que os participantes discutiram sobre os desafios e avanços do setor de controle externo para 2021, sob o prisma das novas realidades vividas a partir da pandemia da Covid-19.

Além do Presidente do IRB, participaram Marcos Bemquerer, Ministro Substituto TCU e Presidente da AUDICON, Fábio Nogueira, Conselheiro TCE-PB e Presidente da ATRICON, José Américo da Costa Jr, Procurador de Contas/MPCM-GO e Presidente da AMPCON, Ismar Viana, Auditor de Controle Externo TCE-SE e Presidente da ANTC, e Joaquim Alves de Castro Neto, Conselheiro Presidente do TCM-GO e Presidente do CNPTC. A moderação foi realizada pelo jornalista Sergio Lerrer.

Confira a íntegra do evento abaixo:

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima