Revista Técnica dos Tribunais de Contas _ Ano 3 nº 1

  • Tipo:
  • Temática:
  • Autor:

A edição da presente Revista Técnica dos Tribunais de Contas – RTTC é um esforço conjunto da Atricon, Abracom, Audicon e IRB em dar prosseguimento ao ideário de “divulgação nacional de artigos doutrinários sobre controle público, de forma sistemática e provocar o surgimento de novas opiniões sobre matérias relevantes no ambiente da fiscalização”, preconizado pelo Conselheiro Salomão Ribas Júnior ao apresentar, em 15 de setembro de 2010, a edição zero, com uma minuciosa avaliação dos dez primeiros anos de vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O momento atual que registra o protagonismo dos Tribunais de Contas do Brasil no aprimoramento da administração pública brasileira com efetivas contribuições para a melhoria da receita e da qualidade do gasto nos encoraja a trilhar novos caminhos buscando soluções inovadoras para velhos e resistentes problemas. Thomas Kuhn leciona que as ciências evoluem através de paradigmas. São feitos para serem superados. Hora de visitar o memorável filósofo francês Georges Gusdorf com a sua inquebrantável defesa da interdisciplinaridade! Não à fragmentação dos saberes. É a dicção: “a linha da vida não se faz em uma progressão regular conforme a ordem cronológica, indo do passado para o futuro. Há uma intercomunicação entre os três tempos, podendo experiências passadas ressurgir do presente assim como o futuro pode atuar sobre o passado, e o passado influir sobre o futuro de modo negativo ou positivo”. Assevera o gaulês: “até mesmo quando vivemos o presente, não somos capazes de vivenciá-lo, ou melhor compreendê-lo em sua intrínseca complexidade”.

Que os artigos desta coletânea nos permitam uma compreensão mais clara destes tempos que ora experimentamos!!!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
  • Edifício ION. SGAN 601, Bloco H, Sala 71/73, Térreo – Asa Norte, Brasília – DF CEP: 70.830-018

Subsede – “Endereço para correspondências”
  • Tribunal de Contas do Estado do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salette – S/Nº – Centro Cívico – Curitiba – Paraná / PR – CEP 80530-910 Brasil

Rolar para cima