Cerimônia marca posse dos presidentes do IRB, Atricon e CNPTC

Cerimônia marca posse dos presidentes do IRB, Atricon e CNPTC

Ana Clara

Os conselheiros Ivan Bonilha (TCE-PR), Fábio Nogueira (TCE-PB) e Joaquim Alves de Castro Neto (TCM-GO) tomaram posse como presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), respectivamente.

A solenidade aconteceu na tarde de ontem (06), em Brasília (DF), e contou com a presença de autoridades, incluindo a do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Em sua fala, ele reforçou o apoio às instituições, destacando a importância de cada uma delas para o fortalecimento do sistema de controle externo brasileiro.

“Os Tribunais de Contas são os grandes parceiros na busca pelo avanço do país”, afirmou Alcolumbre.

Durante a cerimônia o presidente do IRB reforçou que a “Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas” tem se destacado como instituição que trabalha no aperfeiçoamento das metodologias e ferramentas de fiscalização, em especial, as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) e Avaliação de Políticas Públicas por Indicadores, através do IEGM e IEGE.

Futuro
Sobre a gestão dos próximos dois anos, o presidente do IRB, conselheiro Ivan Bonilha, afirmou permanecer atento às nossas finalidades, ouvindo sempre os presidentes dos Tribunais, que são quem identificam as reais necessidades e demandas a serem atendidas pelo IRB, e sendo braço firme de apoio para a atuação político-institucional da Atricon.

“Temos a convicção de que nada substitui a boa técnica e que nada supera o preparo profissional no exercício de qualquer atividade dentro do Estado, especialmente no controle externo. Nosso compromisso é continuar sendo referência para conselheiros, auditores, fiscais e técnicos dos Tribunais de Contas em nossos territórios, que são as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), os Índices da Efetividade da Gestão Municipal e Estadual (IEGM/E), na relação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com os Gastos Públicos e na avaliação da efetividade das Políticas Públicas decorrentes de direitos constitucionais ou por exigência de lei em nosso país”.

União
Durante as falas, tanto do presidente do IRB, Atricon, CNPTC quanto do conselheiro Thiers Montebello, presidente da Abracom, a união foi um dos pontos de destaque. De forma unânime, os presidentes acreditam que as entidades, juntas, contribuem para o fortalecimento e a qualificação técnica dos Tribunais de Contas, fomentando a participação de todos – servidores, conselheiros e população – na boa governança dos recursos públicos.

Presenças
O evento contou com a presença de diversas autoridades, além da do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Entre os presentes, a ministra Ana Arraes – vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Augusto Nardes e o ministro substituto Weder de Olivera – ambos do TCU, Marcos Bemquerer Costa e Vital do Rêgo Filho – também do TCU, Stephenson Oliveira Victer – presidente da AMPCOM e Cássio Cunha Lima – ex-senador pela Paraíba.

Confira outras notícias em nosso blog.
Siga o IRB nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/irbcontasorg/
Instagram: https://www.instagram.com/irbcontasorg/