Comitê Técnico de Educação do IRB realiza o II Simpósio Nacional de Educação em Porto Alegre/RS

26 de julho de 2019 por em Notícias

O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Ivan Lelis Bonilha (TCE-PR) esteve presente na abertura do II Simpósio Nacional de Educação (II SINED), na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O evento que reúne cerca de 500 participantes, é realizado pelo Comitê Técnico de Educação do IRB, juntamente com a ATRICON, ABRACOM e TCERS, sob coordenação do Conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) e apresenta como principais objetivos discutir as temáticas relevantes relacionadas à educação básica em todo o território brasileiro.

Na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), Conselheiro Thiers Vianna Montebello (TCM-RJ), falou acerca da importância da educação e dos professores que, diferentemente do que ocorria no passado, não tem o mesmo respeito e prestígio de outrora, dada sua importância no contexto de educação e formação dos cidadãos brasileiros, ressaltando que esse deve ser um modelo a ser resgatado, de valorização e respeito aos docentes.

Agradeceu ao Comitê Técnico de Educação, na pessoa do Conselheiro Cezar Miola, destacando que os Tribunais de Contas dos Municípios encontram-se à disposição da educação no Brasil.

O presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas (ATRICON), conselheiro Fábio Tulio Filgueiras Nogueira (TCE-PB), iniciando sua fala, rendeu homenagens ao Conselheiro Cesar Miola, pela dedicação integral ao tema educação, de tal modo que tornou-se um referencial na busca pelas melhores práticas na educação básica do país, sobretudo, após assumir a presidência do Comitê de Educação do IRB.

Destacou que a ATRICON e o IRB estão à disposição para todas e quaisquer demandas relacionadas a temática educação e que isso é também objetivo primordial do sistema Tribunais de Contas. Finalizou ressaltando que o sistema Tribunais de Contas está ao lado da educação brasileira para trabalhar hoje pensando no amanhã.

O presidente do IRB, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha também agradeceu ao Conselheiro Miola pelo brilhantismo com que vem conduzindo o Comitê Técnico de Educação do IRB, afirmando que o Comitê tem total autonomia e apoio da presidência do IRB, sobretudo pelo fato de que o IRB é parceiro da temática educação em todas as suas fases, projetos, iniciativas e propostas.

Já o presidente do Comitê Técnico de Educação, Conselheiro Cesar Miola, agradeceu a presença de todos ressaltando a importância dos professores no processo pedagógico de formação das crianças e de todos os estudantes, trazendo ainda dados estatísticos sobre o analfabetismo no Brasil, educação infantil, falta de creches e escolas adequadas, entre outros.

Destacou que esses problemas são responsabilidade de todos e frisou que “apenas fazer as coisas não basta, é preciso efetivamente fazer as coisas certas, de forma correta e eficaz”. Neste sentido os Tribunais de Contas devem ter e implementar iniciativas de soluções para os problemas de educação, implementando boas práticas e, efetivamente, alcançando soluções para os problemas identificados.

Sobre o percentual de estudantes que enveredam para o magistério, Miola apresentou dados de que apenas uma pequena parcela dos alunos tem isso como objetivo de vida. Entretanto, ressaltou que nem tudo é fracasso e neste sentido fez um panorama acerca dos avanços na educação pós Constituição Federal de 1988, momento em que muitos avanços aconteceram, citando a diminuição do analfabetismo, diminuição da evasão escolar, entre outros.

O presidente do Comitê Técnico de Educação também ressaltou iniciativas como o TCeduca, os Fóruns de educação, o Pacto Nacional pela Primeira Infância, as boas práticas adotadas pelos tribunais de contas promovidos pelo IRB em parceria com o Interdisciplinariedade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), entre muitas outras. Com relação ao FUNDEB, o Presidente do Comitê de Educação explicou que se faz necessária uma melhor alocação e divisão de recursos, que propiciem efetivamente a chegada dos valores à educação básica e finalizou enfatizando que “a educação não é cara, e para quem acha que o é, experimente a ignorância”.

O Presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Iradir Pietroski agradeceu aos presentes e afirmou que a divida social que o Brasil tem com seu povo é imensa, exemplificando com a diferença entre algumas pessoas que tem acesso, por exemplo, a quatro instâncias judiciais ao passo que outros, sequem sabem o que faz um advogado. Segundo Pietroski, em que pese o número de matriculas efetivadas na educação básica, grande parte dos alunos não está efetivamente em sala de aula ou se está, não está recebendo conhecimentos de forma adequada.

O último pronunciamento durante a abertura dos trabalho do II SINED foi do Governador do Estado, Eduardo Leite que também agradeceu aos organizadores e presentes no evento, dando destaque ao empenho e dedicação do Conselheiro Cezar Miola na causa da educação básica ressaltando que “ao administrador público não basta fazer as coisas, é preciso que as faça de forma correta”, como bem vem fazendo o Conselheiro Miola.

O II SINED está sendo transmitido AO VIVO. Confira AQUI toda a programação do evento.

Estiveram presentes no evento compondo a mesa de abertura o Governador do Estado Eduardo Leite, Presidente do TCERS, Conselheiro Iradir Pietroski, Presidente do Comitê Técnico de Educação do IRB, Conselheiro Cezar Miola, Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Luis Augusto Lara, Procurador-geral de justiça, Fabiano Dallazen, Subdefensora pública-geral do Estado Liseane Hartmann, Prefeito em exercício de Porto Alegre Gustavo Paim, Presidente do IRB conselheiro Ivan Lelis Bonilha, Presidente da ATRICON conselheiro Fábio Nogueira, Presidente da ABRACOM conselheiro Thiers Montebello, Procurador-geral do Estado Eduardo Cunha da Costa, Representando o TRF4 desembargadora federal Magda Ingue Barth Téssler, Presidente do TRT da 4ª região desembargadora Vania Cunha Mattos, Presidente do Tribunal de Justiça Militar juiz coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, Procurador-geral do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul Geraldo Costa de Camino, representando a OAB RS Dra. Denise Souza Costa, representando o Colégio Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro presidente do TCETO Severiano Costandrade, Diretora-adjunta da Associação Nacional do Ministério Público de Contas procuradora Cristina Andrade Melo. Além das autoridades componentes da mesa, participam do evento mais de 40 conselheiros dos Tribunais de Contas do Brasil, procuradores, auditores, prefeitos, vereadores, juízes, desembargadores, entre outros.

Homenagem – O Gaúcho

Durante o evento, o Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), Conselheiro Thiers Viana Montebello foi homenageado pelo Presidente do Comitê de Educação do IRB, Conselheiro Cezar Miola que, juntamente com várias outras autoridades lhe presentearam, concedendo-lhe em honraria a escultura-símbolo do TCERS – o Gaúcho, em decorrência dos relevantes serviços prestados pelo Conselheiro Thiers ao sistema de fiscalização de gastos públicos, ao serviço público e à promoção das relações institucionais, nos termos do artigo 2º da Resolução nº 717/2015 do TCERS.

 

 

 

    Cartão