Gaepe-GO

Gaepe-GO lança cartilha para melhorar comunicação entre escolas, pais e alunos durante a pandemia

Equipe Instituto Rui Barbosa

Publicação foi produzida pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa e a diagramação ficou a cargo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

 

Clique na imagem para acessar a cartilha.

O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás (Gaepe-GO) lança o Guia Rápido para Comunicação Escolar durante o Ensino Remoto. Elaborado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), com a contribuição da Direção de Articulação e Comunicação da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), e diagramação da Diretoria de Comunicação do TCE-GO, o guia traz dicas sobre a escolha do canal de comunicação oficial com a comunidade escolar, criação da política de relacionamento digital, segmentação dos públicos e personalização das mensagens, conteúdos a serem comunicados, linguagem e empatia.

Presidente do CTE-IRB, o conselheiro do TCE-RS Cezar Miola explicou que a ideia é que o material possa ser amplamente usado. “O guia lançado pelo Gaepe-GO traz subsídios que podem ser utilizados em todas as redes de educação do País. E pode ajudar a tornar mais efetiva a comunicação nas comunidades escolares durante o ensino remoto ou híbrido”, ponderou.

Um dos coordenadores do Gaepe-GO, o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios Fabrício Motta afirmou que em tempos de distanciamento social, manter uma comunicação empática, transparente e desburocratizada, evitando ruídos, é fundamental para a conexão entre escola, pais e alunos. “É muito importante que pais e alunos estejam a par de tudo que está acontecendo, e que haja interação. Não há comunicação sem diálogo”, comentou.

O guia estimula o uso de redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, para o diálogo com pais e alunos, destacando o fato de serem gratuitas, interativas e permitirem grande agilidade. A elaboração de uma política de relacionamento digital, com regras para a interação, prazos para respostas, e delimitação dos assuntos que serão tratados naquele canal são apresentados como fundamentais para garantir a harmonia e a efetividade da comunicação.

O documento também traz o passo a passo para elaboração de textos simples, diretos e claros, estimulando a adoção de linguagem de fácil compreensão para pessoas com diferentes níveis de escolaridade. São elencados como conteúdos essenciais a serem comunicados a plataforma de ensino remoto adotada, a disponibilização de materiais físicos, o calendário escolar, resultados de avaliações e assiduidade, os canais usados para esclarecimentos de dúvidas de pais e alunos, os protocolos de prevenção à Covid-19, além do plano pedagógico para recuperação das aulas.

Outro alerta é sobre a importância do uso de técnicas de Comunicação Não Violenta para evitar conflitos, destacando que a pandemia tornou mais comum o uso da comunicação escrita. Sem a interação presencial, em que é possível ver gestos, observar tom de voz, postura, é importante ser mais cuidadoso na escolha das palavras.

O Gaepe é uma articulação interinstitucional que reúne os tribunais de contas do Estado e dos Municípios de Goiás, os ministérios públicos estadual e de contas, o Judiciário, a Defensoria Pública, gestores da educação, conselheiros da educação, sob coordenação do Instituto Articule e do CTE-IRB.

Texto: Heloísa Lima (Dicom/TCE-GO)