Inaugurada sede conjunta IRB-Atricon-Abracom em Brasília

Comunicação IRB
Descerramento da placa de inauguração da sede conjunta IRB-Atricon-Abracom

Foi inaugurada no dia 26 de abril, em Brasília, a sede conjunta do Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas do Municípios (Abracom). Até então, o IRB tinha uma sede itinerante, situada no Tribunal do qual seu presidente era membro. Esta agora foi transformada em subsede, a partir de uma alteração no estatuto da entidade feita em setembro de 2018.

Localizada em região privilegiada na capital federal, três salas servirão de sede para cada uma das entidades, enquanto a quarta será um espaço de reuniões compartilhado por todas. O presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, afirmou que o momento é histórico, porque, além de ser a aquisição de uma sede, o que por si só já é importante, é uma iniciativa conjunta, uma congregação de sonhos.

Presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha

Ele ressaltou a importância do conselheiro Fábio Nogueira e do Cons Thiers Montebello nesta realização. Comparando com os grandes feitos de Churchill e Roosevelt na Segunda Guerra Mundial, em virtude da amizade, destacou que a amizade dos Presidentes das entidades também será a base pra construírem grandes feitos.

A nova sede do IRB conta com área útil de 32 metros quadrados e fica no térreo do Edifício Íon, localizado na Asa Norte da capital federal. O condomínio, que fica próximo à rede hoteleira da cidade, conta com auditório, sala de reuniões com suporte para videoconferência, espaços para a realização de eventos e estacionamento rotativo.

Segundo o presidente do IRB, a mudança representa um grande avanço para o desenvolvimento e a continuidade das ações da entidade, uma vez que a distância entre a sede transitória – atualmente em Curitiba – e os demais Tribunais de Contas representava um obstáculo para a integração almejada entre os órgãos.

Presidente da Atricon, conselheiro Fabio Nogueira

Já o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira, falou dos desafios de assumir a entidade, as renúncias pessoais e por isso agradeceu ã família. Também reiterou o sonho de integrar as entidades representativas do controle externo, que se consolida a partir da inauguração da sede conjunta.

O presidente da Abracom, conselheiro Thiers Montebello, também agradeceu ao empenho do conselheiro Fábio Nogueira na realização desta inauguração e registrou a importância da integração e união das entidades.

Presidente da Abracom, conselheiro Thiers Montebello