Instituto Rui Barbosa – IRB comemora 46 anos com evento em Curitiba (PR)

7 de outubro de 2019 por em Notícias

O Instituto Rui Barbosa – IRB comemora 46 anos nesta semana e, para celebrar a data, realizou um seminário sobre auditoria financeira. O evento aconteceu nesta segunda-feira (07), em Curitiba (PR), e contou com a participação de conselheiros e autoridades de vários estados brasileiros.

IRB comemora 46 anos | Na abertura o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e presidente do IRB, Ivan Bonilha, reafirmou o compromisso da instituição na capacitação, aglutinação de normas técnicas e de melhoria de cada tribunal de contas brasileiro. Segundo ele, o comprometimento com o papel técnico vai fazer com que o Sistema Tribunais de Contas ganhe, cada vez mais, a confiança do cidadão.

O seminário, intitulado “Gestão Fiscal e Auditoria Financeira”, foi todo pensado a partir da Norma Brasileira de Auditoria do Setor Público (NBasp) 200, elaborada pelo IRB. Para o debate, a palestra “A Gestão Fiscal e o Federalismo Financeiro”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Rodrigo Kanayama; e “A Importância da Auditoria Financeira (NBASP 200)”, pelo  conselheiro substituto do TCE-MT, Luiz Henrique Lima.

Estiveram presentes no evento os conselheiros Joaquim de Castro Neto, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, representando a Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) e o CNPTC (Conselho Nacional de Presidente dos Tribunais de Contas); Domingos Taufner, suplente da vice-presidência do IRB e vice-presidente do TCE do Espírito Santo; Luciane Maria Gonçalves Franco, representando o presidente da corte de contas paranaense, Nestor Baptista, além de autoridades, convidados e alunos do curso de Direito da UFPR, que participam do projeto Universidades – programa de visitas de estudantes ao TCE-PR -, além de palestras sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão junto às instituições de Ensino Superior.

Homenagens

Durante o evento, foram homenageados o diretor-geral do TCE de São Paulo, Sergio Rossi, e Salomão Ribas do TCE de Santa Catarina. Rossi, que atualmente ocupa o cargo de Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, foi quem datilografou o ato de criação do IRB, em 1973, e Ribas foi presidente da entidade entre 2004 e 2009. Para Salomão Ribas “o IRB tem conquistado reconhecimento como órgão de estudos técnicos do sistema de controle externo, em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)

O conselheiro Sebastião Helvécio, vice-presidente de relações institucionais do IRB e Conselheiro do TCE-MG, também foi homenageado. Antecessor de Bonilha na presidência do IRB, ele afirmou que a entidade é

“o farol do conhecimento para todo o sistema de controle externo no Brasil”.

E o atual vice-presidente de Relações Institucionais do instituto também destacou que uma das características marcantes do atual presidente do TCE-PR é a busca da capacitação do corpo técnico e dos jurisdicionados dos Tribunais de Contas do país.

História

Ao longo dos 46 anos de existência, o IRB busca aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país, por meio de capacitações, seminários, encontros e debates. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil.

Para isso, o IRB, continuadamente, apoia e promove iniciativas que procuram favorecer novos aprendizados para novos modelos de políticas públicas. Como forma de incentivo também divulga os trabalhos apresentados nos seminários, simpósios, encontros e reuniões que realiza ou participa. A entidade também cumpre o papel de manter o intercâmbio com especialistas nas matérias de interesse das Cortes de Contas e celebrar convênios com instituições nacionais e estrangeiras, inclusive as universitárias.


Confira outras notícias em nosso blog.

Siga o IRB nas redes sociais:
Copyright © IRB – Instituto Rui Barbosa.
Tribunal de Contas do Estado do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salette – S/Nº – Centro Cívico Curitiba – Paraná / PR – CEP 80530-910 Brasil
    Cartão