Ministro Bruno Dantas (TCU) recebe exemplares dos Manuais de implementação das ISSAI de Auditoria em audiência com membros da Diretoria do IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

Na manhã desta terça-feira (30), o Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, reuniu-se com o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Bruno Dantas, na sede da Corte de Contas, em Brasília-DF. Participaram também da ocasião os membros da Diretoria do IRB: Conselheiros Inaldo da Paixão, Vice-Presidente de Auditoria; Júlio Pinheiro, Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Rodrigo Coelho, Presidente do Comitê Técnico de Educação.

O Conselheiro Edilberto Pontes destacou as ações conjuntas realizadas pelas entidades, que visam fortalecer as relações institucionais, por meio da disseminação do conhecimento e qualificação dos servidores no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros.

Ministro recebe Manuais de implementação das ISSAI

Na ocasião, o Ministro Bruno Dantas recebeu os Manuais de implementação das ISSAI emitidos pela IDI/INTosai. Os exemplares foram traduzidos para o Português por meio do convênio celebrado entre a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), com revisão dos textos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e a supervisão do Banco Mundial. Os ajustes finais de redação e a diagramação ficaram a cargo do IRB, com apoio do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).

Bruno Dantas apresentou uma significativa proposta para distribuir esta versão dos Manuais para todos os Tribunais de Contas dos Países de Língua Portuguesa, assumindo uma posição pioneira no sistema de controle externo mundial. 

Os Manuais de Auditoria Financeira, de Auditoria Operacional e de Auditoria de Conformidade podem ser acessados clicando AQUI.

Brasil no Conselho de Auditores da ONU

O Ministro Bruno Dantas assumiu a primeira vaga do Brasil no Conselho de Auditores da ONU, na última quarta-feira (27).  O Board of Auditors (nome em inglês do Conselho) promove auditorias externas das finanças da ONU, de seus fundos, programas e missões de paz. As fiscalizações podem resultar em recomendações relacionadas à eficiência de procedimentos financeiros, do sistema contábil, dos controles internos financeiros e da gestão da ONU.