O projeto Sede de Aprender Brasil foi destaque nacional em reportagem jornalística veiculada durante a programação da Rádio Justiça, emissora de rádio pertencente ao Poder Judiciário Brasileiro, administrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O Sede de Aprender Brasil é uma iniciativa que busca garantir água potável aos estudantes da educação básica em todo o país, e que está diretamente em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 (ODS 6), da Organização das Nações Unidas (ONU), que dispõe sobre assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos.
O programa foi idealizado pelo Ministério Público de Alagoas após o censo escolar de 2021 apontar que mais de 8 mil escolas brasileiras ainda não possuíam acesso à água potável. Em 2022, um convênio entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), conferiram ao projeto uma amplitude a nível nacional, permitindo aos estados participantes o compartilhamento de base de dados e informações. Atualmente, dezesseis estados brasileiros já aderiram ao Projeto.
As ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Sede de Aprender Brasil podem ser acessadas por meio do link: https://www.mpal.mp.br/?p=10097.