Projeto Suricato

Ferramenta “Suricato” do TCE-MG é considerada “melhor detetive” do mundo por site espanhol

Suricato

A ferramenta Suricato (TCE-MG) foi reconhecida como “melhor detetive” do mundo pelo blog espanhol Levante El Mercantil Valenciano (acesse a matéria aqui). O Projeto já é recomendado pela Agência Valenciana Antifraude (AVAF) para utilização pelos órgãos que combatem o enriquecimento ilícito na Espanha. Em 2016, o Projeto foi finalista DO 13º Prêmio Innovare, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) manifestou satisfação e orgulho pela divulgação e reconhecimento do projeto através de uma Nota de Congratulação (confira a Nota aqui).

Sobre o Projeto Suricato

O Projeto Suricato, idealizado pelo Conselheiro Sebastião Helvécio e pela servidora Raquel de Oliveira Miranda Simões, é a institucionalização de uma política de fiscalização integrada voltada para melhor aproveitamento dos dados e das informações disponíveis no Tribunal e em fontes externas, para incremento da ação de controle, respondendo às demandas e às ofertas atuais no que se refere às novas tecnologias de informação e de comunicação. A principal ferramenta a ser utilizada pela fiscalização integrada são as malhas eletrônicas de fiscalização, que possibilitarão o cruzamento de dados dos sistemas informacionais do Tribunal com os sistemas de organizações parceiras, bem como o intercâmbio de outras informações úteis à fiscalização. A Comissão Permanente Fiscalização Integrada, integrante da estrutura organizacional do Tribunal, vinculada à Secretaria Executiva e criada pela Resolução Delegada n. 001/2011, será responsável pela implementação e execução das ações de fiscalização integrada.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

 

Fonte: Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e Assessoria de comunicação do CNPTC.

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima