TCE-GO apresenta case de sucesso durante Fórum Nacional de Auditoria

Comunicação IRB

Durante o Fórum Nacional de Auditoria, realizado nos dias 9 e 10 de maio em Goiânia, foram apresentados vários cases de sucesso em auditoria pública. Um deles foi o Sistema de Gestão Fiscal (SGF), ferramenta eletrônica concebida e inteiramente desenvolvida dentro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e que oferece suporte tecnológico para a realização de auditorias. Como resultado, o SGF foi um dos produtos que levaram o TCE-GO a obter a certificação ISO 9001 em 2018.

O case foi apresentado pela gerente de fiscalização da Secretaria de Controle Externo do TCE-GO, Ana Paula Araújo Rocha. Referindo-se às homenagens que o conselheiro Inaldo Paixão (TCE-BA) fez a Selva Cavalcante, servidora com uma carreira brilhante e falecida ano passado, a gerente destacou o pioneirismo, arrojo e dedicação da homenageada na implantação, pelo Tribunal, das normas brasileiras de auditoria governamental.

Ana Paula Araújo Rocha., gerente de Fiscalização da Secretaria de Controle Externo do TCE-GO

Num breve retrospecto das primeiras tratativas, a partir do ano 2000, quando Selva Cavalcante, participando dos grupos nacionais de estudos sobre o tema, repassava aos seus colegas as tendências e inovações até que, vencendo dificuldades e resistências naturais a uma cultura arraigada há décadas, em 2011, foi criado o SGF.

Sistema de Gestão Fiscal foi adotado em 2016

Desenvolvido com a habilitação em informática do atual secretário de Controle Externo, Vitor Gobato, o sistema foi sendo aperfeiçoado e testado durante quatro anos, até ser regulamentado e adotado pelo tribunal em 2016. Ana Paula conta que a solução foi então customizada e implantada em três meses, tendo como características a livre gestão dos projetos e custo zero para o Tribunal, já que não havia licenciamento a ser adquirido.

A gerente de fiscalização do TCE-GO fez uma demonstração do sistema aos auditores dos vários Estados participantes do evento, a partir de seu acesso via site do tribunal. Trata-se de um repositório central de armazenamento dos produtos das fiscalizações e da padronização dos procedimentos e papéis de trabalho, biblioteca de projetos com o registro de toda a fiscalização executada a partir de 2011.

Funcionalidades do SGF despertou interesse dos auditores

Uma das funcionalidades do SGF que mais despertou a atenção dos participantes foi aquela referente à proposta, por um analista credenciado, de uma auditoria. Mediante o preenchimento de formulários padrões, pode-se escolher o objeto e o escopo do trabalho, com o planejamento de todas as suas fases, sua validação pela chefia e até a data de entrega do produto.

Além disso, o sistema permite a geração de relatórios e demonstrativos de toda a fiscalização exercida pelo tribunal nos últimos oito anos, desde as já concluídas, em andamento, ou sob monitoramento. O conselheiro Kennedy Trindade, em cuja gestão o TCE-GO obteve a certificação ISO 9001, acompanhou a apresentação.

Fonte: ASCOM/TCE-GO