Tribunal de Contas do Estado da Bahia é o vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal – 2022

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) foi o grande vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal – 2022, promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A Corte de Contas estadual baiana alcançou a primeira colocação na categoria tecnologia, concorrendo com a versão digital do jogo “Você Gestor – A rede da Cidadania, vencendo os outros 17 finalistas.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 29 de novembro, deste ano, na Embaixada de Portugal no Brasil, em Brasília-DF. O prêmio foi entregue ao Assessor de Comunicação Social do TCE-BA, Marcos Navarro, que representou o Conselheiro Marcus Presídio, Presidente do TCE baiano, durante a solenidade.

“É o reconhecimento pelo grande trabalho de equipe realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia, que vem desenvolvendo uma série de ações visando à educação fiscal. Agradeço a todos os que colaboraram e espero que, em breve, o jogo esteja nas escolas públicas e cada vez mais pessoas possam jogá-lo em suas formas física e digital”, destacou o Assessor do TCE-BA.

O jogo foi idealizado pelo Conselheiro Inaldo da Paixão, Presidente do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público, do Instituto Rui Barbosa (IRB), e Diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL/TCE-BA).

“Vi o jogo Você Gestor nascer, fruto da visão de Ana Luiza, filha do nosso Navarro, uma criança que simplesmente teve a sensibilidade de olhar com outros olhos. Eu tive o prazer de acompanhar seu desenvolvimento no projeto-piloto, que começou com meus alunos do Curso de Contabilidade na Universidade do Estado da Bahia. O que posso dizer é que o TCE está de parabéns ao tirar do papel uma ideia tão rica e concretizá-la por meio da educação fiscal. Um prêmio muito merecido e motivo de orgulho para esta Casa, pelo empenho de todos os que participaram do projeto”, declarou o Conselheiro Inaldo da Paixão.

Você Gestor – A rede da cidadania

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) criou o jogo digital “Você Gestor – A rede da cidadania”, um dos produtos que fazem parte do projeto “Educação é da nossa conta”. Trata-se de um jogo de tabuleiro no estilo ludo, cujo objetivo principal é estimular o controle social, municiando estudantes, professores, bem como a sociedade em geral, com informações sobre a educação fiscal. O jogo já existia em sua forma física, no entanto, em razão do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, não pôde ser aplicado presencialmente nas escolas públicas. A alternativa foi construí-lo na forma digital, o que permite à comunidade estudantil o acesso ao aplicativo pelo celular ou por computadores. Conheça o jogo clicando no link: https://youtu.be/BBZtyNGA2Vw.

Sobre o Prêmio

Há dez anos a Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais) realiza o Prêmio Nacional de Educação Fiscal que anualmente, desde 2012, vem buscando valorizar projetos que atuem com as temáticas da função social dos tributos, a qualidade do gasto público, bem como acompanhamento do retorno dos recursos para a sociedade.

O prêmio é voltado às escolas, instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e projetos da área de tecnologia.

É um reconhecimento às iniciativas de impacto social e tributário que transformam a realidade brasileira em prol do desenvolvimento econômico, oferecendo soluções para um Brasil que precisa trabalhar a ideia de que o pagamento de tributos é um bem para toda a sociedade.

A Educação Fiscal é, portanto, uma pauta de Estado e da sociedade. Ela é transformadora, contemporânea, ampla, democrática, transversal, descentralizada, inovadora e exponencial. Cobrar a correta aplicação do dinheiro público é um dever de todos.