X BIBLIOCONTAS DEBATEU SOBRE AS PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA COM FOCO NO SISTEMA DE CONTROLE EXTERNO

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), por meio da sua Escola de Contas e Gestão (EGC/TCE-RJ), realizou nos dias 18 e 19/08, a décima edição do “Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas – X Bibliocontas”, abordando como tema central as perspectivas e desafios da gestão de informação e do conhecimento no contexto da pós-pandemia, com o objetivo de aumentar a integração entre as unidades de informação dos Tribunais de Contas, proporcionando a troca de experiências entre os participantes e disseminando informações relativas ao Controle Externo exercido pelos Tribunais. O evento foi transmito de forma simultânea pelo canal da ECG/TCE-RJ, no Youtube.

Abertura do Fórum

Na abertura do evento, o Conselheiro Presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, ressaltou a importância do Fórum, realizado pela primeira vez em 2003, e destacou a difusão de experiências profissionais, práticas tecnológicas e atitudes inovadoras, além da incorporação de ações bem-sucedidas como legado dos encontros.

“A sistematização da jurisprudência e a padronização do uso do vocabulário de controle externo são preceitos aderentes às diretrizes da nossa gestão. Em breve, teremos uma jurisprudência sistematizada no site do nosso Tribunal, o que proporcionará maior previsibilidade das decisões. Com nossas decisões catalogadas, a busca por palavras-chave também será um facilitador”, anunciou o presidente do TCE-RJ.

O Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), destacou a importância das bibliotecas atuarem de forma cooperativa: “os bibliotecários precisam atuar em rede para fortalecerem a sua atuação. A biblioteca é o coração da instituição”. Na oportunidade, o Conselheiro Edilberto ressaltou, ainda, a atuação do IRB nesse contexto: “o IRB se propõe a ser um grande apoiador político-institucional das Bibliotecas dos Tribunais de Contas. Para nós, trazer o Bibliocontas pra dentro desse sistema é muito relevante, tanto que colocamos o nosso ícone, conselheiro Sebastião Helvecio, para presidir o Comitê Técnico de Gestão da Informação, um grande entusiasta dessa área”, finalizou o Presidente do IRB.

O Chefe de Gabinete no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Ronaldo Jayme Machado, representou o Conselheiro Sebastião Helvecio, Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, e Presidente dos Comitês Técnicos de Gestão da Informação a de Saúde, na abertura do Fórum. Machado leu uma mensagem do conselheiro, na qual ele agradece aos esforços de todos para a realização do evento. Em nome do Conselheiro Helvécio, o chefe de gabinete mencionou a esperança de inserção da avaliação de bibliotecários, arquivistas, modelo de tesauro e gestão de conhecimento no Marco da Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil.

A coordenadora do Bibliocontas para o biênio 2022-2023, Michele Rodrigues Dias, servidora do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, por sua vez, ressaltou as ações a serem tomadas após a realização do encontro em cada Tribunal e leu uma carta da idealizadora do primeiro Fórum, na qual ela descreve a chegada à décima edição como um sonho realizado.

 

Programação

A programação do X Bibliocontas foi composta pela exposição de palestras que abordaram temas como Cibersegurança, Lei Geral de Proteção de Dados e preservação digital, além da apresentação de quatro cases de experiências exitosas desenvolvidas no âmbito dos Tribunais de Contas.

Iniciando o primeiro dia de atividades, a Assessora de Normas e Jurisprudência do TCE-TO, Khenia Rúbia Franco, abordou a importância da estruturação da Jurisprudência nos Tribunais de Contas e a Padronização das Ementas no TCE-TO. A origem e desenvolvimento do Sistema de Jurisprudência no TCM-RJ (TCMJuris), foi apresentado pela Secretária das Sessões do TCM-RJ, Laila Rainho de Oliveira.

Durante a tarde do primeiro dia de evento, as palestras foram retomadas com a diretora de Comunicação do Sindib-RJ, Magda Almada, que tratou do tema “Os profissionais, a informação e a preservação digital”. Em seguida, o assessor do Serviço de Jurisprudência da Subsecretaria das Sessões do TCE-RJ Neilton Ferreira Macharete e a coordenadora da Biblioteca Sérgio Cavalieri Filho, do TCE-RJ, Ilvana Souza do Amaral, apresentaram o estudo de caso “Aplicabilidade do Tesauro visando qualidade na indexação e recuperação das jurisprudências e a implementação no Boletim de Jurisprudência”

Encerrando as palestras do primeiro dia, o professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, abordou o tema “Estudos Culturais na Organização do Conhecimento”. Após apresentar um breve contexto histórico do surgimento do sistema de Organização do Conhecimento, o professor discorreu sobre sua importância social, bem como a dos bibliotecários e demais profissionais que o utilizam.

O segundo dia (19) do Fórum foi iniciado com a apresentação do case: Repositório do Conhecimento da Biblioteca da ECG/TCE-RJ, apresentado pela Coordenadora da Biblioteca Sergio Cavalieri Filho, Ilvana Sousa do Amaral. Na sequência, a Professora Doutora Luana Sales, que coordena a Rede de Implantação do Go Fair Brasil, palestrou sobre a gestão de dados em repositórios digitais: benefícios e aplicação dos princípios FAIR.

Tecnologia e digitalização dos processos, foi o tema abordado pela Diretora da Escola da Advocacia-Geral da União no Rio de Janeiro, Professora Doutora Cristiane Rodrigues Iwakura. Discorrendo sobre cibersegurança e ameaça cibernética, o Coronel do Exército Brasileiro Luiz Cláudio de Souza Cunha encerrou a programação dessa manhã.

Duas palestras e uma apresentação de case marcaram a programação da tarde, deste segundo dia. O tema central abordado nas palestras foi a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), onde a Analista de Projetos de LGPD na FIEMG, Professora Doutora Livia Marangon Duffles, discorreu sobre a atuação do profissional da informação no contexto da LGPD; e o Analista do Departamento de Gestão e Segurança da Informação e Data Protection Officer da Eletrobras, Daniel Beltran, abordou a atuação do arquivista na LGPD.

Michele Rodrigues Dias, Bibliotecária do TCE-RN e coordenadora do Bibliocontas – Biênio 2022-2023, apresentou o case: A atuação do profissional bibliotecário em tempos de pandemia, encerrando a programação de dois dias de Fórum.

 

Com informações do TCE-RJ