Anais IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

  • Tipo:
  • Temática:
  • Autor:

O Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas é um programa de capacitação de grande porte promovido anualmente pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O evento reúne palestrantes nacionais e internacionais, chamada de trabalhos, oficinas e cursos voltados à produção e difusão de conhecimento entre gestores e servidores públicos, integrantes de tribunais de contas, especialistas em governança e políticas públicas, professores e estudantes.

O objetivo do Congresso é a melhoria da Administração Pública, mediante a apresentação de estudos acerca da qualidade das políticas públicas, bem como a multiplicação e o intercâmbio de conhecimentos.

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2018, no Centro de Eventos, em Fortaleza/CE, foi realizada a quarta edição do Congresso, que já se tornou uma referência entre os integrantes e pesquisadores do sistema de contas. Promovido pelo IRB, juntamente com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE/CE, o IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas congregou painéis nas áreas de saúde, educação, contabilidade, segurança, licitações e controle, acolheu o IX Educontas, tradicional evento das Escolas de Contas do país, e viabilizou a apresentação de trabalhos e reuniões técnicas dos comitês e comissões do IRB.

Por 16 horas, 49 palestrantes se revezaram para discutir e trocar experiências com um público de 1.021 pessoas, provenientes de todos estados da Federação sobre temas atuais e relevantes. Para além da quantidade de participantes, o sucesso da quarta edição do Congresso se refletiu também no recorde de 33 trabalhos técnicos submetidos para apresentação.

Os trabalhos apresentados permitiram vislumbrar um panorama em transformação do controle externo e sua riqueza e diversidade colocaram em relevo abordagens frutíferas a serem exploradas, desde aquelas focadas no contexto internacional, até inovações em soluções de gestão e seus reflexos, participação do cidadão no processo de controle e inovações tecnológicas que incrementam a eficiência da fiscalização das atividades do Estado.

Como forma de registrar e compartilhar o conhecimento gerado durante este grande evento, o IRB disponibilizou a íntegra dos vídeos de apresentações dos painéis na internet e, agora, publica os trabalhos técnicos nestes anais do IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
  • Edifício ION. SGAN 601, Bloco H, Sala 71/73, Térreo – Asa Norte, Brasília – DF CEP: 70.830-018

Subsede – “Endereço para correspondências”
  • Tribunal de Contas do Estado do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salette – S/Nº – Centro Cívico – Curitiba – Paraná / PR – CEP 80530-910 Brasil

Rolar para cima