Bonilha entrega o IRB com balanço positivo de fortalecimento dos Tribunais de Contas

Ao entregar, na tarde desta terça-feira (22 de fevereiro), o cargo de presidente do Instituto Rui Barbosa, órgão de estudos e pesquisas dos Tribunais de Contas brasileiros, o conselheiro Ivan Bonilha – vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) – fez um balanço das gestões no período entre 2018 e 2021, que contribuíram para fortalecer institucionalmente os órgãos de controle.

Além do IRB, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) realizaram solenidade conjunta de posse das novas diretorias. A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Além de Bonilha, o TCE-PR foi representado presencialmente pelo conselheiro Durval Amaral. O presidente, conselheiro Fabio Camargo, acompanhou a solenidade por meio da sala virtual.

O Conselheiro Ivan Bonilha agradeceu a todos os que colaboraram com a sua gestão à frente do Instituto Rui Barbosa,  em especial à equipe de assessores do TCEPR que colaboraram com o IRB, e, em especial à todos os Ex-Presidentes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná que deram apoio e estrutura operacional para instalação da sede do IRB no Paraná: Cons. Durval Amaral, Nestor Baptista e Fabio Camargo.

Também agradeceu a toda a sua Diretoria e Presidentes de Comitês e, em especial, ao seu antecessor na Presidência do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio, que, em suas palavras: “ foi responsável pela minha iniciação no IRB e que todos sabem o que ele fez ao controle externo e em toda a gestão sempre foi um conselheiro exemplar, um imperador, dinâmico”.

Agradeceu ainda ao Presidente da Atricon, Dr. Fabio Tulio, relembrando quando a posse conjunta o apoio irrestrito à ATRICON, em sua atuação política, enquanto que o IRB seria o braço científico e acadêmico das ações conjuntas do Sistema Tribunais de Contas.

Um agradecimento especial também foi feito ao Cons. Thiers Montebello e ao Cons. Joaquim Castro Neto, enquanto Presidentes da ABRACOM e CNPTC, que sempre firmaram a parceria entre as entidades.

E agradecer os meus colegas conselheiros do tce pr  Artagão de Matos Leão, Fernando Ivens Linhares,  Ivens Linhares e Fernando Guimarães

Um agradecimento para cada um dos conselheiros dos Tribunais de Contas o apoio e a disponibilidade em apoiar e ajudar para que o IRB conseguisse fazer os inúmeros Congressos e fóruns nacionais que foram realizados e o portal de contas do IRBConhecimento que aperfeiçoam o controle externo.

Desejo ao meu sucessor Dr. Edilberto Pontes  sucesso e que estaremos auxiliando sempre .

Meu muito obrigado!!

Balanço

“Foram centenas de encontros presenciais, reuniões online e eventos que culminaram no atingimento das metas traçadas, alcance dos objetivos estratégicos e cumprimento de nossa missão institucional de promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”, ressaltou o conselheiro Bonilha, que continua a ocupar uma das vice-presidências do IRB.

Na área de ensino, pesquisa e extensão foram realizados 16 fóruns nacionais e um internacional de auditoria, seis congressos internacionais, dois seminários, 14 eventos na área de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, além de cursos, lives, publicações e lançamento de um novo site com diversas funcionalidades. Já na área de desenvolvimento e políticas públicas, o IRB promoveu quatro reuniões, 51 ações, dez oficinas e criou a Rede Integrar.

O balanço compreende ainda a publicação e estruturação de diversas normas de auditoria.  Na área de desenvolvimento dos TCs foram 154 encontros nacionais online, 15 encontros nacionais presenciais, publicação de diversos documentos com diretrizes e criação do domínio “tc.br”, dentre outras ações. Finalmente, no setor de relações institucionais, foram 155 participações e apoio a eventos e 40 acordos de cooperação técnica assinados, com entidades nacionais e internacionais.

IRB

Fundado há 48 anos, o IRB é o braço acadêmico do Sistema TCs, promovendo a melhoria do controle externo por meio de capacitações e publicação de normas e conteúdos técnicos.  Nas últimas duas gestões (2018-2019 e 2020-2021), a entidade foi presidida por Bonilha. Na gestão 2022-2023, ele será o vice-presidente de Relações Institucionais do IRB. A presidência será ocupada pelo conselheiro do TCE do Ceará Edilberto Carlos Pontes Lima.

Conheça aqui a composição das diretorias: Atricon; IRB e Abracom.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima