Conselheiros participam de eventos que reforçam cooperação para um sistema eficaz

29 de novembro de 2019 por em Notícias

Para aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país (TC’s), os representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB) participam dos mais importantes debates e eventos do segmento. Nesta semana, a equipe do IRB esteve em Brasília para participar do lançamento da campanha “Contas Públicas São da Nossa Conta”, no Senado, e no 3º Fórum Nacional de Controle, no Tribunal de Contas da União (TCU), e em Porto Velho, no I Seminário de Controle da Administração Pública Baseado em Evidências.

O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Bonilha, representou a instituição no lançamento da campanha “Contas Públicas são da nossa conta”, no Senado Federal, organizado pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon). A proposta foi disseminar a importância da fiscalização das contas públicas no aprimoramento social e político do país. Segundo Bonilha, que participou do painel de abertura, o objetivo é buscar maior transparência, avaliação de eficiência de políticas públicas. Bonilha também representou a ATRICON na ocasião.

De forma setorial e apartidária, precisamos fazer o acompanhamento da real execução orçamentária. E aqui contamos com todos os cidadãos, agentes fundamentais neste processo”.

A campanha possui um site exclusivo com publicações diárias de resultados de fiscalizações por todo o país, reforçando que há um sistema atuando pelo uso correto e eficiente dos recursos públicos.

Outro grande evento foi o 3º Fórum Nacional de Controle – Integrando o Brasil para fazer bem, que aconteceu nos dias 28 e 29, no Instituto Serzedello Corrêa.  O conselheiro Edilberto Pontes, vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, representou a instituição na abertura do evento e também participou de um painel que discutiu a “Transparência e Integridade na Administração Pública”.

Coordenado pelo ministro do TCU Augusto Nardes, o evento teve como objetivo integrar as instituições de controle externo e interno de estados, municípios e união, das três esferas de poder, por meio de ações de capacitação e controle integradas; elaboração de minutas de legislação sobre governança; compartilhamento de informações; e da disseminação de boas práticas de governança entre os entes federados.

O evento trouxe talk shows, oficinas e palestras, que abordaram questões como governança e integração do controle; desenvolvimento regional com foco no cidadão; transparência e integridade na administração pública; infraestrutura e os novos desafios do setor; transparência e integridade na administração pública; e governança de aquisições, inovação e desburocratização.

Por fim, o gerente de Políticas Públicas do IRB e servidor do TCE-PR, Nelson Nei Granato, participou do no I Seminário de Controle da Administração Pública Baseado em Evidências, que aconteceu no Tribunal de Contas de Rondônia. Ele representou o IRB e falou sobre “Estratégias para seleção e execução de ações de controle”, destacando as metodologias para seleção de objetos e ações de controle, além da coleta e avaliação de evidências.

 

    Cartão