Encontro Nacional do IRB – Região Centro-Oeste debate a importância das ferramentas de TI

Luiz Gustavo Ribeiro

Durantes os dias 03 e 04 de agosto o IRB realizou o primeiro Encontro Nacional de 2017, na Região Centro-Oeste, com o tema “Inteligência e Tecnologia: Soluções Estratégicas para os Tribunais de Contas”, em Brasília, na sede do Instituto Serzedello Corrêa / TCU.

A rica programação foi composta por temas como: A Inovação nos Tribunais de Contas, abordado pelo Ministro do TCU Aroldo Cedraz; Arranjos Colaborativos entre Instituições, pelo Analista do Grupo Gartner, Luis Mangi; O Data Science e suas Perspectivas de Uso no Controle Externo, com o Professor Leonardo Villela Ribeiro e Segurança da informação nos meios de TI ministrado pelo Tenente Coronel do Exército / EsIMEx, Carlos Henrique Ribeiro.

Além das palestras, o Encontro contou com o momento das “Boas Práticas” onde 10 Tribunais de Contas puderam compartilhar soluções e ferramentas inovadoras e úteis ao Controle Externo Brasileiro, sendo elas:

TCEBA: MIRANTE: Sistema de observação de contas públicas;

TCU: e-TCU;

TCESP: Papéis de Trabalho Inteligentes;

TCMGO: SOPHOS;

TCERR: SEI – Sistema Eletrônico de Informação;

TCEMS: Inteligência Artificial com Gestão de Riscos: NFe x Medicamento;

TCDF: BI/Analytics;

TCESC: FPE – FLUXO DE PROCESSO ELETRONICO;

TCEPR: Sistema de Jurisprudência;

TCERO: TO no Controle.

O Presidente do IRB, Dr. Sebastião Helvecio, encerrou o evento dizendo estar convicto de que “o evento trouxe uma oportunidade impar aos Tribunais, proporcionando a troca de experiências e o compartilhamento de importantes soluções desenvolvidas visando o aprimoramento das atividades dos Tribunais”. Ainda segundo o Presidente, “a aproximação e o trabalho conjunto das áreas de TI e de Negócios do TCs é o caminho para o sucesso”, finalizou.

Todo o evento ocorrido no ISC nestes dois dias, 03 e 04, foi filmado e será disponibilizado, em breve, na seção Videoteca, do portal do IRB, para acesso livre de seus visitantes. O canal do Instituto é alimentado constantemente com vídeos dos eventos que são realizados por ele e por seus parceiros.