Entidades realizam agenda conjunta em defesa do controle externo

4 de junho de 2019 por em Notícias

As entidades representativas dos Tribunais de Contas estiveram hoje (04/06) em Brasília para uma agenda em defesa do controle externo brasileiro. No começo da tarde, estiveram com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas das União (TCU), o presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Edilson de Souza Silva (TCE-RO), representando também a ATRICON, e o presidente do IRB, Ivan Lelis Bonilha.

Na pauta, a implementação da Governança nos Tribunais de Contas brasileiros. A governança, uma vez institucionalizada no sistema tribunais de contas brasileiros, permite o monitoramento e o acompanhamento dos Municípios e estados pelos tribunais, além da melhor e mais eficaz atuação dos próprios tribunais.

Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas das União (TCU), presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Edilson de Souza Silva (TCE-RO), representando também a ATRICON, e o presidente do IRB, Ivan Lelis Bonilha.

 

Outro compromisso das entidades ocorreu na Câmara dos Deputados, onde os representantes do IRB, CNPTC e ATRICON foram recebidos pelos deputados federais Luiz Flávio Gomes (SP) e Hugo Motta (PB).

Na oportunidade, foram demonstradas as atuações das respectivas entidades no sistema Tribunais de Contas do Brasil, bem como foram entregues vários documentos que retratam projetos de lei de grande relevância para o país e que estão em trâmite no Congresso Nacional.

O objetivo é que, com o apoio dos deputados e senadores, esses projetos possam passar pelos trâmites de aprovação para garantir o aperfeiçoamento e melhoria na atuação dos Tribunais de Contas frente aos grandes desafios da sociedade.

Na foto (esq p/ dir), estão: presidente do Conselho Nacional de Preaidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Edilson de Souza Silva (TCE-RO), presidente da Atricon, conselheiro Fabio Nogueira (TCE-PB), deputado federal Luiz Flávio Gomes (SP), deputado federal Hugo Motta (PB), presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, e presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto.

No final do dia, o presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, esteve presente ao termo de assinatura firmado entre Conselho Nacional da Justiça (CNJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e Atricon.

 

    Cartão