De Norte a Sul, representantes do IRB participam dos mais importantes eventos do país

13 de dezembro de 2019 por em Notícias, Sem categoria

Representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB) participaram, durante toda a semana, dos mais importantes eventos do segmento. Entre eles, a posse do conselheiro Estilac Xavier como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), a reunião do Projeto Integrar em Brasília, o lançamento do livro atualizado com as NBASP e IFPP/Intosai em São Paulo, além da posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Paulo Curi Neto.

No início da semana, o presidente do IRB, Ivan Bonilha, esteve na posse do conselheiro Estilac Xavier, em sessão solene realizada Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.  Durante discurso, o novo presidente anunciou alguns dos eixos de sua gestão, oferecendo destaque aos investimentos em Tecnologia de Informação (TI). O objetivo é aumentar a eficiência do controle externo com iniciativas cada vez mais intensas de auditorias. Além disso, ele também informou que a partir do próximo ano, o plano operativo de auditoria seguirá a orientação de responsabilizar não apenas os prefeitos, mas também os integrantes das equipes que tenham concorrido para alguma irregularidade.

E se o foco é a melhoria continua de todo o sistema, os representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) debateram com a equipe técnica do Projeto Integrar sobre o protótipo de escolha de objetos de fiscalização baseado em indicadores de risco e em desempenho.

O Projeto Integrar tem avançado muito na busca por desenvolver uma metodologia que permita aos tribunais de contas trabalhar de forma mais estratégica e coordenada, selecionando ações de controle de maior risco e com maior potencial de impacto. Trata-se de um modelo abrangente de compreensão das políticas descentralizadas, combinando indicadores de governança interfederativa e dados orçamentários, para fornecer um panorama necessário para a tomada de decisões e o direcionamento de ações conjuntas de controle externo.

A partir disso, será possível um melhor planejamento de fiscalizações em nível nacional, induzindo o aperfeiçoamento da gestão das políticas descentralizadas e o uso de indicadores aceitos internacionalmente. Nove tribunais de contas participam diretamente das discussões e do desenvolvimento das soluções, além o IRB e da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas).

E com a premissa de sempre buscar e oferecer mais conhecimento e ferramentas para todos os aspectos que permeiam a qualidade e controle dos TCs, os auditores do TCM-SP lançaram um livro atualizado com as NBASP e IFPP/Intosai. Os auditores de controle externo Camila Baldresca e Jorge de Carvalho lançaram, no dia 10 de dezembro, o livro “Auditoria no Setor Público com Ênfase no Controle Externo: teoria e prática”. O evento aconteceu na Escola de Contas do Tribunal do Município de São Paulo (TCMSP), órgão no qual os profissionais atuam. A obra tem como principal objetivo abordar a auditoria governamental enquanto processo, tratando e detalhando todas as suas etapas, de forma prática e didática.

Por fim, o presidente do IRB participou da posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, conselheiro Paulo Curi Neto, durante sessão especial, em Porto Velho. Na oportunidade também foram empossados os cargos diretivos para o biênio 2020/2021 e o novo titular da Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas (MPC-RO), Adilson Moreira de Medeiros.

____________________________________________________________________________________________________

Confira outras notícias em nosso blog.
Siga o IRB nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/irbcontasorg/
Instagram: https://www.instagram.com/irbcontasorg/

    Cartão