IRB APOIA O II ENCONTRO DAS AUDITORIAS INTERNAS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS 

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB) apoiou o II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas, que aconteceu de 11 a 13 deste mês no Rio de Janeiro.

Auditora chefe da Auditoria do TCE-RJ, Patrícia Fernandes Marques

O evento de abertura contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e presidente do Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas, conselheiro Rodrigo Nascimento, que na ocasião representou o presidente do IRB Edilberto Pontes (TCE-CE).

 

Além do Rodrigo Nascimento, membro do Instituto Rui Barbosa, a auditora chefe da Auditoria do TCE-RJ, Patrícia Fernandes Marques fez um pronunciamento.

II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas

Após a solenidade de abertura, no Auditório do TCE fluminense, os participantes conferiram as palestras do primeiro dia da programação.

II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas

O evento aconteceu na modalidade presencial.

Na parte da tarde foram realizadas as discussões técnicas, nas Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ (ECG), na pauta a construção do “Documento de Padronização das Técnicas e dos Conceitos Inerentes à Auditoria Interna”.

Representante Técnico do IRB, José Wesmey da Silva participa das Reuniões Técnicas

O IRB teve como representante Técnico, José Wesmey da Silva, componente da equipe do Instituto como gerente financeiro.

 

Dentre os temas das palestras requisitos de implantação e funcionamento das controladorias internas, auditoria financeira no setor público e outros assuntos relevantes da área.

II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas

No último dia foi realizada a Palestra Magna “Os benefícios advindos do fortalecimento dos mecanismos de auditoria, integridade e gestão de riscos – ou a importância desses mecanismos – nos Tribunais de Contas, no contexto da Lei Anticorrupção” proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.

Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler

No encerramento ocorreu a leitura do “Documento de Padronização das Técnicas e dos Conceitos Inerentes à Auditoria Interna” pela auditora chefe, Patrícia Fernandes Marques (TCE-RJ).

 

O presidente do TCE-RJ e membro do IRB, conselheiro Rodrigo Nascimento finalizou o II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil enfatizando sua importância para o sistema de controle externo e a salutar troca de aprendizados entre todos.

II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas

O evento contou com a presença de cerca de 250 pessoas, entre elas representantes de 19 Tribunais de Contas. Prestigiaram a abertura  e o primeiro dia do evento o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Coelho do Carmo; o conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Fernando de Castro Ribeiro; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) Flora Rodrigues; e o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ) Dicler Ferreira, representando a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON).

Presidente do TCE-RJ, conselheiro Rodrigo Nascimento

Na cerimônia de encerramento na sede do TCE-RJ marcaram presença: o conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Fernando de Castro Ribeiro, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Coelho, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) Flora Rodrigues, e o procurador-geral do TCE-RJ, Sérgio Cavalieri Filho.

 

Com informações do TCE-RJ