O Instituto Rui Barbosa (IRB) apoiou o II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas, que aconteceu de 11 a 13 deste mês no Rio de Janeiro.
O evento de abertura contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e presidente do Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas, conselheiro Rodrigo Nascimento, que na ocasião representou o presidente do IRB Edilberto Pontes (TCE-CE).
Além do Rodrigo Nascimento, membro do Instituto Rui Barbosa, a auditora chefe da Auditoria do TCE-RJ, Patrícia Fernandes Marques fez um pronunciamento.
Após a solenidade de abertura, no Auditório do TCE fluminense, os participantes conferiram as palestras do primeiro dia da programação.
O evento aconteceu na modalidade presencial.
Na parte da tarde foram realizadas as discussões técnicas, nas Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ (ECG), na pauta a construção do “Documento de Padronização das Técnicas e dos Conceitos Inerentes à Auditoria Interna”.
O IRB teve como representante Técnico, José Wesmey da Silva, componente da equipe do Instituto como gerente financeiro.
Dentre os temas das palestras requisitos de implantação e funcionamento das controladorias internas, auditoria financeira no setor público e outros assuntos relevantes da área.
No último dia foi realizada a Palestra Magna “Os benefícios advindos do fortalecimento dos mecanismos de auditoria, integridade e gestão de riscos – ou a importância desses mecanismos – nos Tribunais de Contas, no contexto da Lei Anticorrupção” proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.
No encerramento ocorreu a leitura do “Documento de Padronização das Técnicas e dos Conceitos Inerentes à Auditoria Interna” pela auditora chefe, Patrícia Fernandes Marques (TCE-RJ).
O presidente do TCE-RJ e membro do IRB, conselheiro Rodrigo Nascimento finalizou o II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil enfatizando sua importância para o sistema de controle externo e a salutar troca de aprendizados entre todos.
O evento contou com a presença de cerca de 250 pessoas, entre elas representantes de 19 Tribunais de Contas. Prestigiaram a abertura e o primeiro dia do evento o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Coelho do Carmo; o conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Fernando de Castro Ribeiro; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) Flora Rodrigues; e o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ) Dicler Ferreira, representando a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON).
Na cerimônia de encerramento na sede do TCE-RJ marcaram presença: o conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Fernando de Castro Ribeiro, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Coelho, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) Flora Rodrigues, e o procurador-geral do TCE-RJ, Sérgio Cavalieri Filho.
Com informações do TCE-RJ