IRB e USP celebram convênio de especialização MBA – Auditoria para o Setor Público e Inovação

Foi assinado o Convênio entre IRB e USP para realização do MBA em Auditoria para o Setor Público e Inovação. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira 20/01, às 10h00, na Universidade de São Paulo- sala do Conselho Universitário da USP.

Devido as medidas restritivas de ordem sanitária e atendendo às orientações das autoridades, a USP restringiu a participação presencial no evento. Acompanharam a solenidade presencial apenas algumas autoridades que contribuíram para a realização desta parceria. As demais autoridades, membros de Tribunais de Contas, servidores e academia acompanharam a cerimônia virtualmente.

Para composição da mesa foram chamados o Professor Dr. Vahan Agopyan magnífico reitor da Universidade de São Paulo, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, presidente eleito do Instituto Rui Barbosa para a gestão 2022/2023, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo,  Professor Wilson Amorim coordenador do convênio, Professora Dra. Ana Carla Bliacheriene, Vice-coordenadora do convênio. Foi agradecida a presença das demais autoridades presentes da USP e dos Tribunais de Contas, também aos presidentes, conselheiros e servidores dos Tribunais de Contas do Brasil que acompanharam virtualmente no canal do Google Meet, e pelo YouTube.

A inovação e transformação digital tem gerado novas demandas para diversas áreas da nossa sociedade, incluindo a gestão pública. Nesse sentido, os gestores públicos estão diante do desafio de ampliar suas habilidades para além do seu conhecimento atual e sua experiência para dominar novas tecnologias e para se adaptarem às mudanças sociais. Para lidar com esses desafios, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo com o apoio do Instituto Rui Barbosa oferecem o MBA de auditoria e inovação no setor público.

Esse curso é destinado aos auditores de controle externo dos tribunais de contas de todo o Brasil, auditores de controle interno e servidores da área de estados e municípios, profissionais liberais e interessados em geral no tema. Idealizado para atender a demanda por capacitação no campo de políticas públicas, o tem um caráter interdisciplinar e conta com disciplinas altamente relevantes na atualidade, como por exemplo, inovação no setor público, auditoria de TI na administração pública, fundamentos do controle externo digital, uso de base de dados nos processos de auditoria e controle externo, entre outras. as disciplinas serão ministradas por professores da USP e professores, colaboradores, além de especialistas convidados. Na modalidade educação a distância, o curso será em um ambiente virtual de aprendizagem, moderno e dinâmico, com fórum permanente e comunidade para interação, entre alunos e professores. Sem sombra de dúvidas a visão de futuro e espírito empreendedor dos órgãos contratantes permitirão que a USP se faça presente com o seu conhecimento, tradição e reputação para juntos trilharem uma jornada de transformação e inovação na administração pública nacional.

A Professora Dra. Ana Carla Bliacheriene, vice-coordenadora do curso,  aproveitou para externar a grande alegria para a coordenação do curso com a assinatura desse convênio, destacando também a importância dos professores que em conjunto desenvolveram o projeto como o professor Wilson Amorim, coordenador, professor Adalberto Fishmann e o professor Luciano Vieira de Araújo, ressaltou que:

Esse trabalho foi desenhado por esses quatro docentes e teve o apoio irrestrito do conselheiro Ivan e do conselheiro Edilberto que no primeiro momento acreditaram no projeto, na ideia e que nos ajudaram a alavancar pelo lado da Universidade de São Paulo, para ultrapassarmos todas as etapas necessárias. O nosso reitor Vahan Agopyan, o nosso superintendente de relações institucionais professor Inácio Curveda e a nossa pró-reitora de cultura e extensão com todas as suas equipes foram fundamentais. Como coordenadores pensamos que esse curso traz mais uma opção aos tribunais a administração pública estadual e municipal e por que não dizer também federal? Para trazer luzes à ideia de inovação no setor público, desafios que são necessários serem enfrentados numa nova necessidade de capacitação. A Universidade de São Paulo no exercício da sua função de ensino, pesquisa e extensão e agora na nova gestão destacando a inovação,  tem o papel e o dever de dividir com a sociedade,  e não a sociedade paulistana ou paulista mas a sociedade brasileira todo o conhecimento que aqui é produzido. Nós agradecemos a todos os servidores do Tribunal de Contas da União, como também ao ministro Zymler que fazem parte do corpo docente dessa especialização e aceitaram o desafio de criar um curso que trouxesse as luzes da ciência, as luzes da teoria, mas que fosse também focado na prática. E esse curso  foi desenhado de forma equilibrada. Em que prática e teoria se encontram. E nós temos esse apoio que é essencial dos auditores de controle externo do Tribunal de Contas da União pra difundir esse conhecimento”

Na sequência o vice-presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, presidente eleito do IRB para a gestão 2022/2023, destacou a importância dessa parceria:

“A educação tem algo quase mágico. Não beneficia apenas quem faz o curso, a educação vai se espalhando e vai muito além do beneficiado direto,” […] “Para nós, o IRB, que é a Casa de Conhecimento dos Tribunais de Contas, ter essa parceria com uma universidade tão importante é estratégico, é chave. Quanto mais perto os Tribunais de Contas estiverem das faculdades, melhor eles estarão”.

Na sequência foi assinado o convênio pelo Reitor Dr. Vahan Agopyan da USP e pelo Presidente do IRB Ivan Bonilha, que destacou em sua fala os esforços do Conselheiro Edilberto para a implementação dessa parceria com a universidade de São Paulo.

Por fim, o Presidente do IRB Ivan Bonilha, enalteceu a celebração do convênio:

“É um dia de verdadeira festa para o sistema de controle externo ao firmarmos essa parceria com instituições com a credibilidade da USP e com um projeto, plano de voo tão consistente como esse. Então fica aqui o meu agradecimento e o compromisso que já tenho aqui ao meu lado de que dessa semente irão brotar outros frutos, outros produtos que certamente engrandecerão não só o controle externo como a Universidade de São Paulo”.

No encerramento Vahan Agopyan , reitor  da USP, cumprimentou a todos os presentes e enfatizou que no Século XXI a colaboração entre as instituições  tem que ser cada vez mais próximas.

” As universidades no mundo todo se conscientizaram que não adianta fazer uma boa pesquisa, oferecer um bom ensino se nós não interagirmos com a sociedade. Sociedade em sentido amplo, incluindo todas as esferas, como organismos não governamentais mas também governo e todas as esferas públicas que existem e isso é um problema que eu acho que demoramos pra se conscientizar.  Então eu quero agradecer aos conselheiros dos Tribunais de contas, aos dirigentes do Instituto Rui Barbosa, por essa oportunidade  que está sendo oferecida a Universidade de São Paulo para que o conhecimento aqui desenvolvido e sistematizado possa ser compartilhado fora da Universidade com as pessoas que possam utilizar de uma forma melhor”

Ponderou que é uma felicidade muito grande poder assinar e ratificar esse convênio no fim do seu mandato como reitor.

O curso de especialização será realizado na modalidade EAD, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, e se destina aos auditores de Controle externo dos Tribunais de Contas do Brasil, auditores de controle interno e servidores estaduais e municipais, profissionais liberais e interessados no tema.

A capacitação objetiva aproximar a USP das atividades do IRB, de modo a qualificar os processos de aprendizagem, além de possibilitar a apropriação de conhecimentos sobre controle da administração pública e auditoria das políticas públicas a partir de uma visão interdisciplinar. Em breve será disponibilizado mais informações sobre a especialização.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima