Lançamentos: Revista Técnica dos Tribunais de Contas e Livros “Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do controle” e a “Lei Complementar 173.20 e seus desafios”

No II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, tivemos o lançamento  da 5 ª Edição da Revista Técnica dos Tribunais de Contas, do 4º Volume do livro “Os Tribunais de Contas, a Pandemia e o Futuro do Controle” da coleção IRB/Fórum e do Livro a LC 173 e seus desafios.

Neste ano de 2021, a parceria entre a Editora Fórum e o IRB, contou com o lançamento de dois produtos, o 4º volume do Livro da Coleção IRB-Fórum, com o título “Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do controle”, tendo como coordenador o vice- presidente de Auditoria do IRB e presidente do Comitê Técnico da Gestão da Informação o conselheiro do TCE-CE, Edilberto Carlos Pontes Lima, com o prefácio do Presidente do IRB, conselheiro Ivan Bonilha, e o livro digital “A Lei Complementar n. 173/2020 e seus desafios”, que é fruto do Ciclo de Debates sobre a Lei Complementar n. 173/2020 realizado pelo IRB e TCE-RS, tendo sido coordenado por Leandro Menezes Rodrigues, auditor do TCE-PR e assessor técnico do IRB na Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais – CTCONF, e Crislayne Cavalcante, auditora do TCE-PR e Coordenadora do IRB , com o Prefácio do Presidente do IRB e Apresentação do Presidente do TCE-RS Estilac  Martins Rodrigues Xavier .

A coleção IRB-Fórum, nas duas primeiras edições da coleção, dois renomados professores foram convidados a refletir o papel do controle externo brasileiro. Em 2019, a terceira edição da coleção trouxe a visão dos membros das cortes em relação aos “Tribunais do Século XXI”. A coleção já se consagrou como importante referência técnica sobre os Tribunais de Contas Brasileiros que, inclusive, foi citada em decisão recente do Supremo Tribunal Federal.

O 4º Volume da Coleção IRB-Fórum, com o título “Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do controle”, segundo o coordenador da obra nos leva a “Refletir sobre o futuro do controle é relevante para que as instituições possam se planejar. Uma primeira observação geral é que instituições extrativistas – que existem apenas para si mesmas, autorreferenciadas, ensimesmadas, que sugam recursos públicos e pouco contribuem para o bom funcionamento social – serão cada vez menos toleradas. Ao contrário, o que a exigente sociedade demanda é rapidez, adaptabilidade aos desafios do momento e foco nas necessidades da população”. O livro  tem o objetivo de aproximar o mundo acadêmico dos tribunais de contas.

A Revista Técnica dos Tribunais de Contas (RTTC) é uma revista de caráter técnico-científico, editada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), que publica experiências e reflexões sobre assuntos inerentes ao controle externo.
A efetividade do controle externo tem como pressupostos a atuação coordenada e integrada com os controles interno e social, a profissionalização e a qualificação do seu corpo técnico e a unificação normativa em nível internacional.

Para acessar os produtos lançados no II CITC, entre na página do IRB, no menu ensino, na opção biblioteca ou acesse os seguintes links:

  • 5ª Edição da Revista Técnica dos Tribunais de Contas – CLIQUE AQUI
  • Livro Coleção IRB-FÓRUM – “Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do controle” CLIQUE AQUI
  • A Lei Complementar n. 173/2020 e seus desafios.CLIQUE AQUI

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima