O Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do Instituto Rui Barbosa – IRB e a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Amapá – TCE-AP, realizaram nesta sexta-feira, 15 de julho, palestra com a temática “Macrotendência do Controle Externo”.
O tema foi apresentado pela Dra. Heloisa Helena Nascimento Rocha, Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais, TCE-MG.
Dentre as informações compartilhadas, as etapas da III Pesquisa de Macrotendências de Controle Externo que nortearam as diretrizes para a Estratégia 2026 do TCE MG e os eixos basilares do processo de Planejamento Estratégico.
O estudo contemplou, além das tradicionais áreas de controle externo, temas sobre Economia, Responsabilidade Fiscal dos governos, prestação de serviços do Estado, Infraestrutura, Meio-ambiente e Social, no âmbito mundial e nacional.
Na pesquisa, também foram usados dados das entidades superiores de fiscalização, INTOSAI P-12 e a NBASP 12.
Um dos objetivos do trabalho se situou no fortalecimento da accountability, da transparência e da integridade do governo e das entidades públicas sob o ponto de vista da promoção de benefícios para a vida dos cidadãos.
A palestra ocorreu em ambiente virtual e contou com a participação de servidores dos Tribunais de Contas de todo o país.
A coordenadora do CT de Estudos e Sistematização da Administração Pública, Dacicleide Sousa Cunha Gatinho, finalizou a palestra conjuntamente com a Conselheira Dulcinéia Benício de Araújo, que representou o presidente do Comitê, Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes do TCE-AP.