dia Nacional do Auditor de Controle Externo

No dia Nacional do Auditor de Controle Externo, Tribunais de Contas promovem eventos em comemoração

No dia 27 de abril é celebrado o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. O IRB e diversas Entidades de Controle Externo homenageiam os auditores que atuam nos órgãos de controle, contribuindo para a consolidação e aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, na defesa da Constituição Federal, promoção da cidadania e na defesa de direitos na gestão do Estado brasileiro.

 

Num Estado Democrático de Direito, como é o Brasil, o Auditor de Controle Externo é a pessoa  responsável em informar à sociedade e aos representantes desta no Poder Legislativo de que as informações dos órgãos públicos estão corretas, que os resultados esperados dos programas e atividades foram atingidos, de forma econômica, eficiente e eficaz, e que as ações tomadas pelos gestores públicos foram feitas em conformidade com a lei e regras de boas práticas administrativas.

Para homenagear os auditores, que desempenham tão relevante papel, foi eleito o dia 27 de abril como o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo do Brasil.

Anualmente, vários Tribunais de Contas vêm aderindo à homenagem na data escolhida para lembrar da importância do papel desses auditores, e nesta data, promovem eventos que celebram e reafirmam as contribuições do trabalho de auditores e auditoras para a sociedade. Confira alguns deles abaixo:

Webinar Dia do Auditor de Controle Externo da Escola de Contas e Gestão TCM-SP

Em comemoração ao dia do Auditor, a Escola de Contas e Gestão do TCM-SP promovem o webinário com o tema “Contribuições do Auditor de Controle Externo para a Sociedade Brasileira” no dia 27 de abril.

O evento teve os seguintes debatedores: Christian Julianus Campinas (TCESP), Daniel Santos (TCMSP), Fernando Celso Morini (TCMSP), Leonardo (TCERS), Lívia Dal Piaz (TCEES) e Rosa Maria Carvalho Pinho Tavares (TCEMG). O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da @escoladegestaoecontas. Confira!

ANTC promove semana do Auditor

Começou nessa 2ª feira (26) a programação especial da Semana do Auditor de Controle Externo 2021 com a programação da entidade nacional, das filiadas e muitas novidades. Clique na imagem abaixo para mais informações:

Confira a programação da semana:

  • 26/04 Nordeste: 9h – I Seminário dos Auditores de Controle Externo do Nordeste do Brasil e III Seminário dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará Assista ao vivo em: youtube.com/antcbrasil
  • 27/04 São Paulo 10h30 – Live de lançamento da Série “Controle Externo em Foco” Assista ao vivo em: http://streaming.tce.sp.gov.br/lives/
  • 27/04 Sul/Sudeste 14h – Contribuições do Auditor de Controle Externo para Sociedade Brasileira Assista ao vivo em: www.youtube.com/user/escoladecontastcmsp
  • 27/04 Paraná 17h – O Futuro do Auditor de Controle Externo (com lançamento do site da AudTCEPR) Acesso restrito pelo zoom.
  • 28/04 Amazonas 19h – Primeiro Encontro Virtual dos Auditores de Controle Externo do TCE/AM Acesso restrito pelo zoom.

Acompanhe os eventos em nossa agenda clicando aqui.

A história do dia 27 de abril

Serzedello Corrêa
Serzedello Corrêa, 1892.

A data escolhida, dia 27 de abril, para “Dia Nacional do Auditor de Controle Externo”, remete ao ano 1893, momento memorável em que um membro do Poder Executivo, Serzedello Corrêa, então Ministro da Fazenda do governo do Presidente Floriano Peixoto, deu exemplo de espírito público na defesa de direitos humanos na gestão pública por meio de sua coragem de enfretamento à tentativa de detentor de poderes da República contra a atuação do Tribunal de Contas em prol da moralidade da administração.

O então Presidente Floriano Peixoto, inconformado com decisão do Tribunal de Contas que considerou ilegal a nomeação feita por ele – de um parente do ex-Presidente Deodoro da Fonseca – determinou que fossem redigidos decretos que retiravam do Tribunal de Contas a competência para impugnar despesas eivadas de ilegalidade. O Ministro da Fazenda Serzedello Correa, não concordando com a posição do Presidente, demitiu-se do cargo, expressando-lhe sua posição em carta de 27 de abril de 1893.

O objetivo da comemoração é despertar e renovar nos Auditores de Controle Externo do Brasil o espírito público que marcou a postura exemplar de Serzedello Corrêa em defesa da moralidade da administração pública e da independência e autonomia do órgão constitucional de controle externo, bem como de promover o devido reconhecimento e valorização pela Nação pela relevância de sua atuação da auditoria de controle externo para a consolidação e aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, para a defesa das Constituições Federal e Estaduais, para promoção da cidadania e para a defesa de direitos humanos na gestão do Estado brasileiro.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima