SEMANA DA AVALIAÇÃO EM ESCOLAS DE GOVERNO REALIZA MÚLTIPLAS ATIVIDADES VOLTADAS À INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM NO SERVIÇO PÚBLICO

Equipe Instituto Rui Barbosa

Sob o lema geral “Tecnologia, Avaliação e Crises: interfaces de um ecossistema de aprendizagem no serviço público”, foi realizada nessa quarta-feira (01/06) a 5ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (V SAEG), com a coordenação conjunta do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o Instituto Plácido Castelo (IPC/TCE-CE) e do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), a Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento ocorreu de forma híbrida, sediado no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília-DF, com transmissão pelo canal do IRB no youtube. A programação foi composta por duas mesas-redondas, um painel múltiplo de relatos de experiências e três oficinas temáticas que proporcionaram diálogos e troca de conhecimentos acerca do uso do ecossistema e de inovações e tecnologia da avaliação de aprendizagem.

Abertura do evento

A V SAEG foi oficialmente iniciada com a mesa de autoridades composta pelo Ministro do TCU, Antônio Anastasia; o Presidente do IRB e Vice-Presidente do TCE Ceará, Conselheiro Edilberto Pontes; o Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga; o Presidente da Escola Nacional de Administração Público (Enap), Diogo Costa; a Conselheira do TCE Ceará, Soraia Victor, Diretora de Desenvolvimento do Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon); a Presidente do TCE Piauí e do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do IRB, Conselheira Lilian Martins; a Diretora Executiva do IPC, Hilária Barreto; e o idealizador e coordenador técnico-científico da SAEG, Brayam Rodrigues.

Programação

Logo após a abertura do evento, a programação da manhã teve continuidade com a mesa-redonda 1, trazendo a temática “Ecossistema de aprendizagem no serviço público: resiliência em crises, capacidade política e transformação digital”, sob a mediação do Conselheiro Edilberto Pontes. Participaram como expositores dessa mesa-redonda a representante da OCDE/Government at a Glance, Barbara Baredes; o representante do governo do Brasil/Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani; e o representante do governo da República da Coreia, Kim Gun Hwa.

A mesa-redonda 2, com o tema “Fronteiras do conhecimento sobre o uso de tecnologias em avaliações de aprendizagem e em avaliações orientadas para a melhoria da aprendizagem no serviço público”, foi mediada pelo coordenador técnico-científico da SAEG, Brayam Rodrigues, e teve como expositores Clodis Boscarioli, coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação; e Mauro Pequeno, professor da Universidade Federal do Ceará e representante da ABED.

Ao final das exposições de cada mesa-redonda foi destinado tempo para respostas às perguntas formuladas pela plateia (virtual e presencial).

No turno da tarde, foram realizados de forma presencial o painel de múltiplos relatos de experiências, em três salas de exposições de forma simultânea, com a apresentação de nove trabalhos aprovados em edital; além das três oficinas temáticas sobre Gamificação no moodle e avaliação de aprendizagem, avaliação de aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida e avaliação de aprendizagem.

A SAEG integra, desde 2018, o maior evento sobre Avaliação do mundo – que reúne mais de 200 instituições em mais de 40 de países anualmente (nos cinco continentes) na promoção de diferentes atividades de intercâmbio de conhecimentos e experiências de A&M, alcançando mais de 35 mil pessoas por ano. Conheça mais sobre o histórico da Semana da Avaliação em Escolas de Governo – SAEG. (clique aqui).