CTE-IRB

TCs se mobilizam pela aprovação do novo Fundeb

Os Tribunais de Contas (TCs) brasileiros, por meio do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e de suas entidades associativas, estão mobilizados em apoio a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que trata do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, o novo Fundeb. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e, se o texto for aprovado no Senado, tornará o Fundeb permanente e promoverá mudanças significativas no financiamento e na distribuição de recursos para a educação pública básica do país.

Entre as iniciativas desenvolvidas pelo CTE-IRB em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Conselho Nacional dos Presidentes dos TCs (CNPTC), estão a participação em audiências públicas, diversos contatos com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e com representantes de organizações da sociedade civil, o lançamento da Carta de Compromisso dos TCs com a educação e o encaminhamento de manifestações aos presidentes da Câmara de Deputados e do Senado.

O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, destaca que os TCs têm participado ativamente dos diálogos sobre o novo FUNDEB. “Durante esse processo, foram oferecidas sugestões, sobretudo na perspectiva da atuação dos Tribunais de Contas, no tocante à sua inserção nos dispositivos permanentes da Constituição e ao aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e transparência na gestão dos recursos vinculados”, disse.
Recentemente, o CNPTC encaminhou um ofício ao Senado em apoio à aprovação do Novo Fundeb. De acordo com o documento “uma fonte permanente de financiamento da educação pública constituirá uma das maiores vitórias da democracia brasileira, reafirmando o papel protagonista do Senado Federal, ao lado da Câmara dos Deputados”.

*Texto por Priscila Oliveira

Saiba mais em:

CNPTC – Em ofício ao presidente Davi Alcolumbre, CNPTC manifesta apoio à aprovação da PEC do FUNDEB no Senado Federal

IRB – Representantes de Tribunais de Contas emitem nota de apoio ao FUNDEB 

TCE-RS – 2° Sined é encerrado com assinatura de Carta Compromisso pela Educação 

TCE-RS – Conselheiro Miola debate novo FUNDEB na Câmara dos Deputados

Atricon – CTE-IRB participa de audiência pública no Senado para discutir a oferta de ensino durante a pandemia

Senado Notícias – Participantes de audiência defendem monitoramento detalhado dos gastos da Educação Fonte: Agência Senado

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima