TCU realiza mais uma etapa do projeto Jornadas Científicas do IRB

Luiz Gustavo Ribeiro

O programa de capacitação de membros e servidores dos Tribunais de Contas brasileiros, Jornadas Científicas do IRB, estacionou nesta quinta-feira, 31/08, no Instituto Serzedello Corrêa, a escola de governo do Tribunal de Contas da União (TCU) para realizar mais uma etapa do projeto. A responsável por ministrar o tema proposto “Aplicação da Lei Benford à Auditoria de Obras Públicas” foi a Auditora Federal de Controle Externo do TCU, Flávia Ceccato.

As análises de preços nas auditorias de obras públicas por vezes ocupam semanas de trabalho do auditor, pois, em muitos casos, as planilhas orçamentárias são extensas e de difícil análise. A Lei Newcomb-Benford é uma ferramenta de mineração de dados, alternativa à Curva ABC, que permite uma seleção possivelmente mais precisa dos serviços das planilhas para análise de preço.

No TCU, foi feita dissertação de mestrado pela servidora Flávia Ceccato, orientada pelo Professor Maurício Bugarin, abordando a aplicação dessa metodologia às auditorias de obras públicas. Foram testadas obras relevantes no contexto da Copa do Mundo de 2014, tais como a reforma do Estádio Maracanã, a construção da Arena da Amazônia e a reforma do Aeroporto Internacional de Minas Gerais. Essas três obras foram auditadas, em momento anterior, pelo Tribunal, e as análises efetuadas com base na Lei Newcomb-Benford foram confrontadas com o sobrepreço detectado pelo TCU. Os serviços apontados por essa Lei como tendo sofrido possível manipulação em seus preços corresponderam, em média, a 80% do sobrepreço identificado pelo Tribunal.

Nessa mesma linha, Ceccato & Bugarin desenvolveram artigos para: a Revista do TCU (Lei de Benford e Auditoria de Obras Públicas: uma análise de sobrepreço na reforma do Maracanã); a Revista Economics Bulletin (Benford’s law for audit of public works: an analysis of overpricing in Maracanã soccer arena’s renovation); a Revista NDJ (Lei de Benford para a auditoria de obras públicas: análise de sobrepreço na construção da arena da Amazônia); entre outros.

Toda a aula foi gravada e será disponibilizada na sessão Videoteca, do portal do IRB, em breve.

Os participantes da capacitação podem retirar seu certificado através do link: https://libano.tce.mg.gov.br/eeventos/jornadascientificas/2242