Tecnologias Inovadoras foi o tema debatido no IX Encontro de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

5 de setembro de 2019 por em Notícias

Nos dias 5 e 6 de setembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, acontece o IX Encontro de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas, evento realizado pelo Instituto Rui Barbosa e pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Participam do evento representantes do setor de gestão de pessoas de 32 (trinta e dois) Tribunais de Contas de todo o país que participarão das palestras, oficinas e debates sobre o a gestão de pessoas frente aos novos processos e tecnologias inovadoras.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes a ATRICON, através de seu membro Cons. Sebastião Rana; o Instituto Rui Barbosa, através do seu Presidente Cons. Ivan Lelis Bonilha, que também estava representando do Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Cons. Nestor Baptista, e através de seu Vice-Presidente de Relações Institucionais, Cons. Sebastião Helvécio; o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, através de sua Diretora de Gestão de Pessoas, Carla Venâncio, e através do seu Coordenador Geral de Fiscalização, Rafael Ayres.

Aberto para as falas iniciais, Carla Venâncio (Diretora de Gestão de Pessoas do TCEPR) parabenizou a realização do evento, rememorou a torcida para que o evento ocorresse no Paraná e destacou a união da rede dos profissionais de gestão de pessoas dos Tribunais de Contas que vem fazendo encontros nacionais desde 2006 e permanecem unidos até hoje.

 

Na sequência, o Cons. Sebastião Rana (ATRICON) alertou a necessidade dos Tribunais de Contas “descruzarem os braços” para que seus trabalhos efetivamente tragam benefícios aos cidadãos e, para isto, remeteu sua fala à importância do tema gestão de pessoas e sua repercussão no MMD-TC (Marco de medição de desempenho dos Tribunais de Contas).

 

O Vice-Presidente de Relações Institucionais do IRB, Cons. Sebastião Helvécio também falou sobre a importância dos Encontros Nacionais e da necessidade de transformarmos as “ilhas Tribunais de Contas” como “grandes arquipélagos”.

 

Por fim, para encerrar a solenidade de abertura, o Cons. Ivan Lelis Bonilha relembrou o tempo que ingressou nas carreiras do Tribunal de Contas como servidor, nos idos da dos anos 90, lembrando os avanços adquiridos na seara de gestão de pessoas deste período até os dias de hoje e conclamando a todos para continuar neste avanço.

Iniciando os trabalhos, a coordenadora da Rede de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas agradeceu a participação maciça dos Tribunais de Contas, destacando o esforço de toda a Rede, do apoio institucional do IRB, ATRICON e do TCEPR.

A palestra inaugural do evento foi proferida por Claudia Malschitzky, Diretora da empresa Great Place to work – regional Paraná, sobre o título de “O futuro da Gestão de Pessoas”. A palestrante ressaltou a importância das relações interpessoais, o novo perfil de contratações nas empresas voltado muito mais para aspectos relacionados com afinidade de propósito com a organização, valores, habilidades de se relacionar bem, habilidades emocionais e comportamentais, sede de conhecimento, flexibilidade de se adaptar a mudanças, do que aspectos relacionados a habiliades técnicas.

O Encontro de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

O Encontro de Gestão de pessoas dos Tribunais de Contas surgiu como um dos produtos do PROMOEX – Programa de Modernização do Controle Externo, em 2006.

Em 2011, na cidade de Florianópolis, ocorreu o 3º Encontro de Gestão de Pessoas. Na época, o tema do evento foram os “desafios da Gestão de Pessoas nos TCs” e no qual foram apresentadas as práticas de sucesso com o objetivo de compartilhar, colaborar e incentivar os demais TCs a desenvolverem ações em gestão de pessoas.

Por sua vez, na quarta edição (2012), também na cidade de Florianópolis, foi apresentada a pesquisa das “ações de gestão de pessoas nos TCs” e cases de sucesso, com o foco de apresentar uma visão geral da realidade dos Tribunais de Contas e debater formas da rede colaborar com o desenvolvimento do tema nas Cortes de Contas brasileiras.

No quinto Encontro, sediado pelo Tribunal de Contas do Mato Grosso, em 2013, foram abordados os seguintes temas: gestão por desempenho, mapeamento de competências, indicadores, planos de sucessão. E, no encontro seguinte, o sexto, realizado no TCEMG, em 2014, as tendências e desafios da gestão de pessoas na organização contemporânea foram o centro de debates. Neste evento, foram apresentados cases sobre qualidade de vida no trabalho, gestão de pessoas alinhada ao planejamento estratégico, cultura organizacional, programa de reconhecimento por resultados dos servidores, valorização dos servidores e implementação do Programa de gestão por competências.

Em 2016, no VII Encontro de Gestão de Pessoas, realizado no TCEPB, os debates giraram em torno da gestão de pessoas no TCU, programa de mentoria, avaliação de desempenho e capacitação, gestão do desempenho, apresentação do marco de medição de desempenho dos TCs, consultoria interna em gestão de pessoas, programa de preparação para aposentadoria, transição para gestão de pessoas, avaliação de desempenho com foco nas competências, programa de qualidade de vida e clima organizacional.

No ano passado, no TCEAM, foi realizado o oitavo Encontro de Gestão de Pessoas dos TCs, sendo abordados os seguintes assuntos: concurso de boas ideias e soluções, boas práticas de gestão de pessoas aos melhores resultados, sistema de gestão de desempenho, desempenho (in)competente – essência da gestão de pessoas, dimensionamento da força de trabalho, planejamento e gerenciamento da força de trabalho, programa de assistência ao servidor, programa de desenvolvimento de gestão de pessoas.

E, nesta nona edição, o tema central é “O Cenário da Gestão de Pessoas frente aos novos processos e tecnologias inovadoras”, no qual serão apresentados e discutidos temas como:

  •  O Futuro da Gestão de Pessoas
  •  O Programa de Formação do Auditor de Controle Externo do IRB
  •  O Marco de medição dos Tribunais de Contas e a gestão de pessoas
  •  Síndrome de Burnout
  •  Retenção de talentos em órgãos públicos
  •  O uso da tecnologia da informação na gestão de pessoas
  •  Mapeamento do perfil comportamental dos servidores recém empossados
  •  Trajetórias profissionais em Tribunais de Contas
  •  Brigada da saúde

O evento pode ser acompanhado através do facebook do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e do Instituto Rui Barbosa. E as apresentações dos palestrantes serão publicadas na Agenda constante no site do IRB.

Dia 01

IX Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

Acompanhe Ao Vivo o primeiro dia do IX Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas. 😀

Publicado por Tribunal de Contas do Paraná – TCE PR em Quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Dia 02

IX Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

Acompanhe Ao Vivo o segundo dia do IX Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas. 😀

Publicado por Tribunal de Contas do Paraná – TCE PR em Sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Local: Auditório do Tribunal de Contas do Paraná
Fotos: Wagner Araújo

    Cartão