A cerimônia oficial em comemoração aos 75 anos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) foi realizada na última quinta-feira (02/06), na sede daquele Tribunal. O Vice-Presidente de Relações Institucionais do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, participou da solenidade comemorativa representando o Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB.
Além do Vice-Presidente de Relações Institucionais do IRB, compuseram a mesa de honra o Conselheiro Presidente do TCE-PR, Fabio Camargo; o Vice-Governador do Paraná, Darci Piana, o Primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Romanelli; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Carvílio da Silveira Filho; a Vice-Reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Inês Bolzón; o Presidente do TRE-PR, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra; o Presidente do TCM do RJ, Luiz Antonio Guaraná; o Ouvidor do TCE-PE, Conselheiro Carlos da Costa Pinto; o Procurador do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; a Procuradora-Geral do Estado do Paraná, Letícia Ferreira da Silva; a Subdefensora Pública-Geral do Paraná, Olenka Silva; Procuradora-Geral do MPC-PR, Valeria Borba; a Presidente da Seção Paranaense da OAB-PR, Marilena Winter; o Chefe da Casa Civil Estadual, João Carlos Ortega; o Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; e o Secretário da Educação do PR, Professor Renato Feder.
Ao agradecer a todos os presentes na cerimônia, o Presidente do TCE-PR, Conselheiro Fabio Camargo, destacou que os administradores públicos precisam muito mais de orientação do que de criminalização. “Nunca deixamos de combater o mau uso dos recursos públicos, mas buscamos sempre ser muito mais parceiros do que algozes dos administradores públicos”, declarou o Conselheiro.
Na ocasião, o Conselheiro Camargo homenageou os demais membros do TCE-PR, seus conselheiros substitutos e os procuradores do Ministério Público de Contas do Paraná bem como o corpo funcional da Corte. Ele ainda antecipou que o conselheiro Artagão de Mattos Leão será o primeiro homenageado com o Grão-Colar do Mérito do TCE-PR, honraria destinada a pessoas que dedicaram sua vida ao bem-estar da população paranaense.
Por fim, ele destacou a importância do acordo de cooperação técnica e científica assinado mais cedo entre o TCE-PR e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que visa à transformação de professores e alunos das escolas estaduais em agentes multiplicadores que ajudem a fomentar a efetiva participação da sociedade na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e no acompanhamento da formulação de políticas públicas.