Aconteceu

Aconteceu no IRB – 04.12

Equipe Instituto Rui Barbosa

Reunião do Comitê de TI com convidado da Microsoft

Nessa segunda (30) os membros do Comitê de TI do IRB se reuniram para a 9ª reunião, que deu continuidade às ações de melhoria da segurança da informação nos Tribunais de Contas brasileiros.

A reunião contou com a presença de um convidado da Microsoft, Luciano Lourenço, Executivo de Soluções de Trabalho Moderno para o Setor Público, Segurança e Governança, para abordar o tema “como tornar o ambiente Windows mais seguro”. O convidado preparou uma apresentação específica para os Tribunais de Contas, que incluiu orientações de como garantir a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e garantir as operações em um mundo digitalmente capacitado com segurança; como colocar em prática a gestão dos artigos da LGPD e mais.

O Comitê, antenado com as recentes ameaças às informações de servidores de algumas instituições nacionais, se mobilizou para promover ações na área de segurança, a fim de melhor orientar e apoiar todos os Tribunais de Contas quanto a segurança.

Reunião da Rede de Comunicação dos TCs

No dia 30/11, foi realizada a reunião semanal da Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas da ATRICON, a qual foi aberta pelo Conselheiro Cezar Miola, vice-presidente de defesa de Direitos e prerrogativas e Assuntos Corporativos da ATRICON e supervisor das ações do grupo. Conselheiro Miola conduziu os trabalhos e ponderou a importância das entidades de controle externo tenham uma pauta consensual para várias ações ligadas ao controle externo.

Aberta a palavra ao Conselheiro Valdecir Pascoal, o qual fez uma análise sobre a atividade do Comitê de Comunicação e reconheceu o “papel desafiador dos Tribunais de Contas”, Foi proposta na reunião uma entre várias pautas conjuntas falar sobre a transição de governo.

O Conselheiro Valdecir Pascoal fez um release sobre a sua visão de quando esteve à frente da presidência da ATRICON , da importância da comunicação e relacionamento com todos os Tribunais de Contas.

A partir de uma pesquisa aplicada anteriormente foi levantado que a sociedade de modo geral possui um desconhecimento sobre o que é um Tribunal de Contas e quais os seus limites, assim fica clara a importância da articulação da rede de comunicação em discutir pautas relevantes e alinhadas sobre o controle externo.

Foi proposto como andamento a articulação com as demais entidades de controle externo fechar uma pauta voltada para a transição de mandato, baseado na competência dos Tribunais de Contas.

Reunião dos SECONEX

SECONEX

Realizada na sexta (04) às 10 horas, a reunião interna dos Secretários de Controle Externo abordou, entre outros temas, a Proposta elaborada pela Comissão Temática designada pelo CNPTC sobre o Fluxograma Uniforme destinado a orientar o Sistema de Tribunais de Contas sobre o Processo de Apreciação de Contas de Governo e Gestão, no contexto de harmonização do Processo de Contas; a apresentação do Projeto Integrar – Momento atual do projeto, formação da rede e assinatura do acordo de cooperação; e o Manual de Quantificação de Benefícios – Percepções dos Tribunais de Contas sobre Possibilidades e Dificuldades em sua aplicação.

Saiba mais sobre o Seconex aqui:

Secretários de Controle Externo

Reunião Plenária da ENCCLA apresenta resultados da ação 10/20

O Instituto Rui Barbosa e outras 70 instituições participaram da XVIII Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA 2021), que ocorreu dos dias 01 a 04 de dezembro de 2020.

O último dia do evento (04) foi transmitido ao vivo no canal do MJSP no Youtube. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=Igjll3rJVsk

 

A Enccla é a principal rede de articulação institucional brasileira para a formulação, discussão e concretização de políticas públicas e soluções de enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro. No ano de 2020, 11 ações foram desenvolvidas ao longo de 58 reuniões, nas seguintes linhas de atuação: produção e divulgação de conhecimento; capacitação de agentes públicos; elaboração de sistemas e compartilhamento de dados; estruturação de órgãos e elaboração de propostas de atos normativos. Os resultados concretos das ações foram divulgados durante o evento virtual.

Dentre as ações desenvolvidas, a ação 10/2020 tem como foco a capacitação para fortalecera articulação e a colaboração entre o controle institucional e o controle social. O Instituto Rui Barbosa, uma das entidades participantes, hospeda a plataforma oficial da Ação 10/2020, o Portal de Cursos IRB Conhecimento, que divulga ações de capacitação das Escolas de Contas dos Tribunais de Contas do Brasil e de Escolas de Governos e Instituições convidadas pela ENCCLA.

O lançamento oficial do Portal IRB Conhecimento vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 09/12, no dia internacional de combate à corrupção. O Portal já reúne mais de 600 cursos online e gratuitos, que tem como objetivo contribuir para a formação política, pedagógica e social dos diversos públicos.