Aconteceu

IRB comemora 47 anos de existência

No dia 12º dia de outubro de 1973, consolidava-se com o registro da “Escritura Pública de Constituição” a criação do então Instituto Ruy Barbosa, a entidade de apoio técnico aos Tribunais de Contas Brasileiros.

No dia 12 de outubro, o IRB celebra seus 47 anos de história na função de aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas, por meio da promoção de estudos, pesquisas, capacitações, seminários e congressos.

Ao longo de sua história, o IRB recebeu adesão de todos os tribunais de contas dos estados e de municípios, tendo em 2019 todos os 32 tribunais como membros titulares.

Confira a matéria completa de aniversário aqui, com as homenagens feitas pela Diretoria do IRB:

O Instituto Rui Barbosa completa 47 anos de história!

Em homenagem, o CNPTC fez um vídeo parabenizando os 47 anos do instituto. Confira:

4ª Reunião Virtual Grupo Técnico da CTCONF

Na terça (13) os membros do Grupo Técnico de Alinhamento e Assessores Técnicos da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF) reuniram-se para tratar dos itens que serão objeto da pauta da 29ª CTCONF, que ocorrerá de 20 a 23 de outubro.

Na última reunião antes da 29ª CTCONF, a STN apresentou tópicos que precisam de definição para prosseguir. Houve participação ativa dos representantes do IRB-ATRICON, pois muitas definições precisam contemplar as necessidades de fiscalização por parte dos Tribunais de Contas.

Na última reunião do dia 08/10, o Grupo Técnico de Alinhamento da CTCONF discutiu Benefícios Fiscais. Confira a matéria completa sobre o assunto aqui.

Reunião de Comitê faz balanço do X Encontro Técnico da Rede de Gestão de Pessoas dos TCs

Na quarta (14) pela manhã, o Comitê de Gestão de Pessoas do IRB reuniu-se para avaliar os resultados da organização do X Encontro Técnico da Rede de Gestão de Pessoas dos TC’s do Brasil e I Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos TC’s do Brasil.

No balanço, os participantes discutiram os pontos positivos e pontos de melhora para o próximo encontro. De modo geral, entende-se que o resultado do trabalho é transformar, fazer com que a Gestão de Pessoas possa trabalhar em redes, compartilhando dificuldades, ferramentas para ultrapassá-las e boas práticas. O trabalho da rede de Gestão de Pessoas, impulsionado pelo IRB e ATRICON, são fundamentais para promover a GP e o aprimoramento da gestão de maneira geral.

O evento virtual discutiu os reflexos da pandemia na área de Gestão de Pessoas das Instituições Públicas. O conselheiro Estilac Xavier, presidente do TCE-RS, presidiu a mesa de abertura da atividade, e acolheu os participantes, também, como representante do presidente do IRB, conselheiro Ivan Bonilha. Os presidentes Fábio Nogueira (Atricon), Joaquim de Castro (CNPTC) e Otávio Lessa (TCE-AL), participaram.

Assista abaixo a íntegra do evento e acesse aqui a matéria completa:

 

Reunião Ordinária CNPTC realizada em conjunto com Assembleia Geral Extraordinária IRB

Na quinta-feira, dia 15 de outubro de 2020, das 14:30 às 17:30, em comemoração ao aniversário do IRB, e  tendo em vista a identidade de público das reuniões (Presidentes de Tribunais de Contas) e a tomada conjunta de decisões para redução do tempo e facilidade de debate, reuniram-se on-line os membros do IRB, da Diretoria, do Conselho Fiscal, Presidentes de Comitês e Comissões do IRB, juntamente com o Conselho Nacional dos Presidentes do Tribunais de Contas – CNPTC.

A pauta da reunião envolveu a aprovação do Relatório de Atividades e Prestação de Contas 2019; alteração do Estatuto do IRB; homologação das Resoluções 01/20, que regulamenta o processo de Viagem e Resolução 02/20, que regulamenta as contratações; aprovação da Resolução 03/20, que altera a estrutura das NBASPs e incorpora a Resolução n. 1.601/20 do Conselho Federal Contabilidade na estrutura das normas de auditoria financeira; revisão do Planejamento Estratégico 2020-2022; e assinatura de acordos e contratos.

A participação colaborativa na reunião, com a manifestação dos participantes por intermédio de formulário eletrônico prévio favoreceu sobremaneira a otimização do tempo e a produtividade nas deliberações constantes na pauta.

O IRB agradece a todos os participantes e também a todo suporte técnico concedido pela brilhante equipe do Excelentíssimo Presidente do CNPTC, Conselheiro Joaquim de Castro, em especial a assessoria da Priscila Borges, que foi fundamental para o bem desenrolar de toda a reunião.

Vice Presidente do IRB palestra em Congresso na Espanha

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e Vice presidente de relações institucionais do IRB, Sebastião Helvecio Ramos de Castro participou, no dia 15/10,  do Painel Experiencias de automatización robótica de procesos para gestión y control en el ámbito del sector público, quando apresentou o trabalho, selecionado previamente,  O Uso de Robôs em Licitações.

IX Congreso Nacional de Auditoría en el Sector Público é organizado pela Fundación FIASEP e Fundación General de la Universidad de Salamanca, e neste ano, a temática proposta é La Administración Digital: Un reto para la gestión y la auditoría del sector público.

Confira a matéria completa clicando aqui:

A Auditoria no Setor Público e Uso de Robôs em debate na Espanha

Iniciativa do Unicef, Globo e 25 organizações cita projeto do CTE-IRB na área da educação

A plataforma www.tmjsempre.org.br, que reúne propostas de ações e soluções para combater a evasão escolar, disponibiliza entre os seus conteúdos a pesquisa “Planejamento das redes de ensino para a volta às aulas presenciais: saúde, permanência e aprendizado”, realizada através da parceria entre o Iede e o Instituto Rui Barbosa, através do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB). O site pretende oferecer caminhos para apoiar estudantes, a família e os professores para enfrentar a questão.

No endereço estão disponíveis videoaulas, webinários, jogos e metodologias, entre outros conteúdos atualizados constantemente. A pesquisa está disponível para acesso dentro da plataforma no menu “Sou Gestor”.

Acesse o estudo clicando na imagem acima.

A plataforma foi lançada no último domingo pela Rede Globo, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 25 organizações.

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima