Comunicado Importante Ibracon, Conselho Federal de Contabilidade e Instituto Rui Barbosa se unem para oferecer curso gratuito de Auditoria no Setor Público

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) unem esforços visando contribuir para o desenvolvimento profissional dos auditores de controle externo quanto às Normas de Auditoria Aplicadas ao Setor Público. O curso “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP)” é gratuito e contará com palestra inaugural transmitida ao vivo via Youtube, às 16 horas, no dia 25 de março, aberta ao público em geral.

O curso é voltado aos auditores indicados pelos Tribunais de Contas, sendo parte do compromisso das entidades com o interesse público, considerando que o aperfeiçoamento da auditoria é um passo significativo para a melhoria da gestão orçamentária, transparência e lisura da administração estatal.

“O avanço da auditoria no setor público é um instrumento valioso para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. E, o mais relevante, é uma contribuição significativa para o combate à corrupção, um mal arraigado na trajetória histórica do Estado em nosso país”, explica Valdir Coscodai, presidente do Ibracon.

Para Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, “a Auditoria de Informação Contábil Histórica do Setor Público será um elemento fundamental para conseguirmos uma contabilidade dos entes públicos alinhada aos padrões internacionais, além de aumentar o grau de confiança da sociedade sobre as demonstrações. A maior beneficiada desse processo será a sociedade.”

Ainda sobre a relevância do tema, Ivan Bonilha, presidente do IRB, ressalta que “a realização de auditorias baseadas em normas técnicas com padrões internacionais (NBCTA/NBASP) garantem trabalhos técnicos com credibilidade, qualidade e profissionalismo, além de promoverem uma auditoria independente e eficiente, apoiando os Tribunais de Contas no desempenho de suas atribuições constitucionais e legais, em benefício da sociedade”.

A iniciativa visa ao aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos, além de reforçar o compromisso do Ibracon, CFC e IRB com a necessária mudança positiva de cultura na gestão do Estado. A programação contempla cinco módulos, sempre apresentados de maneira remota, com início em abril e conclusão em setembro.

A abertura oficial do curso terá a participação de Valdir Coscodai, presidente do Ibracon; Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC; e Ivan Lelis Bonilha, presidente do IRB.

Pelas entidades apoiadoras, participarão: o ministro Marcos Bemquerer Costa (Audicon); o conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (CNPTC); o conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (Atricon); o procurador de Contas José Américo da Costa Júnior (AMPCON); e o auditor Ismar Viana (ANTC)

Na ocasião, a palestra magna “Visão do Banco Mundial sobre Auditoria Finaceira” será conduzida por Leonardo Silveira do Nascimento, especialista Sênior em Gestão Financeira do Banco Mundial. Inaldo Paixão, Vice Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa e Presidente do Comitê de Normas de Auditoria do Setor Público do IRB, mediará a palestra.

Assista à Cerimônia de abertura/palestra pelo link: https://www.youtube.com/cfcbsb.

Informações sobre o curso também farão parte da programação do evento.

Serviço – Cerimônia de abertura do curso “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP)”

Data: 25 de março.

Hora: 16h.

Assista o lançamento do curso em: https://www.youtube.com/cfcbsb

Evento gratuito e aberto ao público.

Curso “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP)”

– 07 e 08/04: Módulo I – Contextualização

– 05 e 06/05: Módulo II – Planejamento do trabalho

– 10 e 11/06: Módulo III – Execução do trabalho – Parte 1

– 30/06 e 01/07: Módulo III – Execução do trabalho – Parte 2

– 25 e 26/08: Módulo IV – Relatório do trabalho

– 01/09: Simpósio de encerramento

Público: Serão inscritos apenas os auditores indicados pelos Tribunais de Contas. Os auditores matriculados receberão informações adicionais pelo email cadastrado.

Investimento: Gratuito

Em caso de qualquer problema no acesso do curso, entre em contato com: eventos@cfc.org.br 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima