Portal IRB Conhecimento: Capacitações para o fortalecimento da cidadania ultrapassa mais de 1000 capacitações

O “Portal IRB Conhecimento: Capacitações para o fortalecimento da cidadania” inicia o mês de dezembro com o número recorde de 1.015 capacitações divulgadas pelas Escolas e Entidades parceiras:

O Portal IRB Conhecimento é uma plataforma para divulgação das ações de capacitação das Escolas de Contas dos Tribunais de Contas do Brasil e das Escolas de Governos e Instituições convidadas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

A criação do Portal teve início em 2018 pela Rede das Escolas de Contas, coordenada pelo Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do IRB, como um local de divulgação das ações de capacitação das escolas. O primeiro passo para a construção do Portal foi a definição das temáticas para que cada capacitação pudesse ser classificada e, assim, facilitar a busca de cursos de interesse dos usuários.

Quando o Portal estava em fase inicial de publicação, o IRB recebeu o convite para que o Portal também pudesse ser a ferramenta da Ação 10/2020 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA que tinha como meta justamente concentrar num único local as capacitações online e gratuitas voltadas ao Controle Social. E, com isto, o Portal IRB Conhecimento passou a ser a plataforma oficial de divulgação dos cursos mapeados pela ENCCLA. Saiba mais aqui.

Desta forma, em verdadeiro trabalho em rede, as Escolas de Contas e entidades participantes da ENCCLA reuniram esforços para buscar a adesão do maior número de entidades na divulgação de seus cursos no Portal.

E, em 9 de dezembro de 2020, no dia internacional de combate à corrupção, o Portal IRB Conhecimento: Capacitações para o fortalecimento da cidadania foi oficialmente lançado numa campanha realizada simultaneamente por todas as entidades parceiras. Saiba mais sobre o lançamento aqui.

Pouco tempo após o lançamento, o Portal IRB Conhecimento já passou a ser a página mais acessada no site do Instituto Rui Barbosa depois da home do site:

Obs: Visualizações/dia

E este resultado somente foi possível com o trabalho e parceria das entidades que aderiram o Portal. Conheça as entidades que aderiram ao Portal aqui.

Conheça mais o Portal IRB Conhecimento

O Portal foi construído para que com apenas um acesso, o usuário tenha à sua disposição, de forma gratuita, várias ações de capacitação online (cursos, palestras, seminários, oficinas, webnários, etc), oferecidas por diversas instituições, e de forma organizada conforme temas relacionado à Administração Pública e que possam ser de interesse para servidores dos Tribunais de Contas, servidores da Administração Pública e sociedade em geral (observadores públicos, conselheiros de políticas públicas e demais interessados).

Desta forma, o usuário poderá buscar sua capacitação de interesse por meio dos seguintes filtros: Escola, Temática, Tipo de capacitação ou público-alvo:

 

 

Ou, ainda, o usuário poderá buscar sua capacitação digitando uma “palavra-chave” que será buscada nos títulos dos cursos.

 

Na página inicial do Portal sempre aparecem os cursos recém lançados, de forma que o usuário fica conhecendo as novidades em termos de capacitação.

Cada capacitação aparece num quadrante em que constam as seguintes informações principais: Nome do curso, entidade realizadora e a temática. Caso o usuário queira mais informações rápidas, se a entidade cadastrar, poderá clicar no botão “Informações” para saber a modalidade da capacitação (onl-line ou presencial), o tipo (palestra, webinário, seminário, oficina, debate, curso ou congresso), a carga horária, se a entidade dará certificado, a data da criação da ação no portal e informações da instituição responsável pela capacitação:

 

 

Ou, caso o usuário já queira acessar a capacitação, basta clicar no botão “Acesse aqui” na caixa principal de divulgação da capacitação para ser direcionado ao site da Escola responsável pela capacitação.

Saiba quais são os cursos mais acessados

Em análise aos dados referente as temáticas dos cursos oferecidos no Portal IRB Conhecimento, observe abaixo as 10 categorias de curso mais acessados:

 

Como algumas Escolas têm utilizado o Portal

Os grupos de comunicação da Rede das Escolas de Contas são locais de compartilhamento de boas práticas e, por meio, deles foi possível às Escolas uma rápida adaptação de suas atividades no início da pandemia. E, uma destas boas práticas foi a criação de trilhas de capacitação para os servidores que tiveram que ingressar em trabalho remoto até a adaptação dos processos internos para o processo eletrônico.

Por meio de um levantamento de ações de capacitação relacionadas ao Plano Político Pedagógico ou Plano de Capacitações das Escolas, foi possível utilizar o Portal IRB Conhecimento como fonte de pesquisa para fazer a trilha.

Em 2020, a Rede das Escolas de Contas e Rede de Gestão de Pessoas iniciou uma série de oficinas sobre Trajetórias Profissionais, juntamente com o TCU, e desenvolveu o projeto Trajetória Profissional de Gestão de Pessoas e Escolas dos TCs, que representa uma sequência de papeis ou funções de complexidade crescente que podem ser ocupados pelo servidor em um dado contexto de atuação profissional, associados aos respectivos perfis profissionais.

O mapeamento da trajetória profissional inclui a definição das competências profissionais e os níveis em que o servidor pode atuar. E, uma das ferramentas para o desenvolvimento das competências e o avanço na trajetória é justamente a disponibilização, em um único local, das capacitações relacionadas com cada competência. Sobre isto, o Portal IRB Conhecimento passou a ser fonte de pesquisa das capacitações disponibilizadas pelas Escolas.

 

Propostas de melhoria do Portal IRB Conhecimento

Com o lançamento do Programa de Formação do Auditor de Controle Externo e o Quadro Nacional de Competências Profissionais em Auditoria, a Rede das Escolas de Contas prevê padronizar a subcategorização da temática “Auditoria e Controle” do Portal IRB Conhecimento conforme cada competência profissional.

O objetivo desta subcategorização é organizar e disponibilizar capacitações por competência profissional à todos os servidores dos Tribunais de Contas. No momento em que for possível classificar todas as capacitações de Auditoria e Controle por competências, vai ser possível visualizar possíveis lacunas de capacitação que poderão ser incluídas nos planos anuais de capacitação do IRB ou das Escolas que se voluntariarem a fazer a ação.

Outra grande vantagem com o uso conjunto das Competências Profissionais com o Portal IRB Conhecimento será a economia gerada nas escolas, já que, em se encontrando capacitações no Portal IRB Conhecimento, a Escola poderá indicar a trilha de Capacitação e trabalhar na criação de cursos específicos, mais detalhados ou até mesmo oficinas práticas.

Atualmente, a Rede das Escolas e Rede de Gestão de Pessoas conseguiram padronizar as competências profissionais das temáticas de “Auditoria e Controle” e “Gestão de Pessoas”.

Já há demandas para se criar subcategorias em outras temáticas, mas isto dependerá de um trabalho conjunto com todas as Escolas envolvidas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima