Estrutura de Pronunciamentos Profissionais

INTOSAI abre questionário para revisão da Estrutura de Pronunciamentos Profissionais (IFPP)

O Comitê de Padrões Profissionais da INTOSAI convida todas as Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) a responderem o questionário sobre a Estrutura de Pronunciamentos Profissionais da INTOSAI (IFPP).

Compartilhe sua opinião sobre como a IFPP é usada, se satisfaz a necessidade dos usuários, e como pode ser aprimorada. O prazo para responder ao questionário vai até dia 27 de agosto de 2021.

Acesse a pesquisa aqui: Survey on the IFPP

Esta pesquisa faz parte de um grande projeto de revisão, que está sendo realizado como parte do plano de desenvolvimento estratégico 2020-2022 (SDP) para as atividades de definição de padrões da INTOSAI. A revisão envolve uma análise abrangente da estrutura e como ela é usada, a fim de fornecer ideias e orientações para seu aprimoramento futuro.

Esforços do IRB para a convergência com a IFPP

Nos últimos anos o Instituto Rui Barbosa realizou diversos esforços para o alinhamento das normas brasileiras com a nova Estrutura de Pronunciamentos Profissionais da INTOSAI, o IFPP (INTOSAI Framework of Professional Pronoucements).

Um desses esforços foi a Nova estrutura da NBASP, aprovada em outubro de 2020, que além de atualizar a estrutura da NBASP para padrões da IFPP, incorporou à sua estrutura as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicáveis à Auditoria de Informação Contábil-Histórica Aplicável ao Setor Público (NBC-TASP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Saiba mais aqui:

IRB TERRITÓRIO – Nova estrutura das NBASP

No âmbito das competências profissionais, as Redes das Escolas de Contas e Rede de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas desenvolvem ações para mapeamento das competências profissionais do auditor do setor público desde 2018.

A ausência de um quadro de competências que pudesse direcionar os planos de avaliação de competências dos setores de gestão de pessoas ou os planos pedagógicos das Escolas de Contas multiplicava iniciativas parecidas pelos Tribunais, mas divergentes com o padrão internacional das normas de auditoria.

Com o objetivo de criar uma diretriz para capacitação do corpo técnico dos Tribunais de Contas em auditoria do setor público, a rede extraiu das normas internacionais de auditoria (traduzidas como NBASP) um quadro de competências profissionais e, com base nele, desenvolveu o programa de formação do auditor de controle externo. Em setembro de 2019, com a publicação do documento Competency Framework pela INTOSAI, a rede começou a trabalhar na convergência do programa ao mapa das competências profissionais divulgado pela INTOSAI.

Como um produto deste trabalho, o TCU e as Redes de Gestão de Pessoas e REDUCONTAS, lançaram, em outubro de 2020, durante o XI EDUCONTAS, o “quadro nacional de competências profissionais de auditoria”. Em dezembro de 2020, foi apresentada também a tradução do documento “Developing Pathway for Professional Development of Auditors in a Supreme Audit Institution (SAI)” da INTOSAI, a ser integrado no arcabouço de diretrizes para o aprimoramento dos Tribunais de Contas. Saiba mais sobre a REDUCONTAS abaixo:

Rede Escolas de Contas

O encontro anual de 2021, o XII EDUCONTAS, acontecerá de forma virtual nos dias 19, 20 e 26 de agosto de 2021, com o tema geral “Desafios do Ensino e Aprendizagem a Distância nas Instituições Públicas em tempos de Trabalho Remoto”. O encontro é promovido pela Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Para o melhor aproveitamento do encontro, o grupo está pesquisando junto à rede nomes de profissionais e temáticas que sejam do interesse das Escolas de Contas para o XII EDUCONTAS, para que o evento atenda as expectativas dos servidores dos TC’s que atuam na educação corporativa. Mais informações em breve!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima